A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Na última quarta-feira (04/10), a vice-prefeita Christianne Coelho apresentou o local onde será instalado o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAAC), para os representantes das secretarias e membros do grupo de trabalho da escuta especializada. Esse espaço, que está localizado no prédio do gabinete da vice-prefeita, reunirá programas e serviços que efetuarão o atendimento integral de crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência.

Durante a reunião, foi planejado a instituição do comitê de gestão colegiada da rede de cuidado e proteção social das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, com a finalidade de articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial.

Além da vice-prefeita, participaram da reunião Emídio Silva, coordenador de Programas e Projetos do gabinete da vice-prefeita; Ramom Teixeira, secretário do Planejamento e Gestão; Emanuela Leite, secretária da Segurança Cidadã; Andrezza Aguiar Coelho, secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; Marcos Aguiar, coordenador da Vigilância do Sistema de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde; Antônio Anderson Mota, orientador educacional da Secretaria Municipal da Educação; Teresa Cristina, da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer; e Jardel Monção, articulador de Programas e Projetos do gabinete da vice-prefeita.

A secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Andrezza Coelho, participou, na manhã desta quarta-feira (06/10), da cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ocasião em que destacou a importância do controle social para a política pública.

Os novos conselheiros e os ex-conselheiros receberam certificados. Na ocasião, também foi eleita a nova mesa diretora do colegiado, para o biênio 2021-2023. No período, uma representante de organização da sociedade civil ocupará a presidência: Tamiles Mesquita, do Instituto Belém. A vice-presidência, que será ocupada por representação governamental, ficou com a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), representada pela gerente da Proteção Social Básica, Flávia Pontes. A secretaria geral ficou com a Sociedade de Assistência à Família Sobralense (Safs), que indicou Paulo Glaydson para a função.

Também terão assento no conselho, representando a sociedade civil, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), o Instituto Teias da Juventude (ITJ) e a Apae de Sobral.

Por lei, compõem o colegiado, representando o Poder Executivo, além da Sedhas, as secretarias da Saúde (SMS), da Educação (SMS), da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE).

Em evento no Auditório da Prefeitura, nesta quinta-feira (07/10), foi feito o lançamento da programação do Outubro Crescer Bem. Na ocasião, a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho, representou o prefeito Ivo Gomes e empossou os membros do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância de Sobral (Cipis).

Criado pelo decreto nº 2723/2021, o Cipis tem a finalidade de realizar a coordenação multissetorial das políticas voltadas ao atendimento dos direitos das crianças de zero a seis anos e de suas famílias. Entre secretarias municipais e instituições, o CIPIS terá 15 titulares e 15 suplentes.

"Está muito claro que todos os que estão aqui presentes estão convencidos da importância da primeira infância para o desenvolvimento do ser humano. Quero aproveitar para agradecer a presença de todos e pedir que participem conosco da programação do Outubro Crescer Bem Sobral", afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho.

Também participaram do encontro, representantes do Ministério Público, da Câmara dos Vereadores e dos secretários municipais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselhos Tutelares, usuários das políticas para a infância e servidores públicos das políticas que atuam com a primeira infância.

Acesse a programação AQUI 

O prefeito Ivo Gomes realiza, nesta quinta-feira (07/10), no auditório da Prefeitura Municipal, o lançamento do Outubro Crescer Bem em Sobral, com uma programação diferenciada para a primeira infância durante o mês de outubro. Na ocasião, o prefeito empossará também os membros do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância de Sobral (CIPIS).

Criado pelo decreto nº 2723/2021, o CIPIS tem a finalidade de realizar a coordenação multissetorial das políticas voltadas ao atendimento dos direitos das crianças de zero a seis anos e de suas famílias. O decreto também dispõe sobre a participação de secretarias municipais e instituições da sociedade civil na composição do órgão.

PROGRAMAÇÃO

O Outubro Crescer Bem em Sobral tem ações intersetoriais das secretarias que trabalham ações para a primeira infância. Nesta primeira semana, de 4 a 8 de outubro, acontecem ações com foco em multivacinação e puericultura nos Centros de Saúde da Família (CSF's). Para a segunda semana, estão agendadas ações nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Na terceira semana, as atividades acontecerão nos Centros de Educação Infantil (CEI's). Também compõem a programação atividades lúdicas, esportivas e inaugurações, dentre outros momentos.

Acesse a programação AQUI
Acesse o Decreto que cria o CPDI AQUI

A Prefeitura de Sobral disponibilizará mais serviços de atendimento ao cidadão sobralense. A partir desta terça-feira (05/10), a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) terá um posto de atendimento no Vapt Vupt, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No local, serão oferecidos serviços que já são realizados na Casa do Cidadão e nos seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ampliando, dessa forma, a capacidade de atendimento da Sedhas.

Os serviços disponibilizados são: emissão de declaração de NIS e de folha resumo do Cadastro Único (CadUnico), consulta de benefícios, atualização cadastral e inclusão ou exclusão cadastral de membro familiar (apenas por motivo de óbito). Para agendar atendimento no Vapt Vupt, o cidadão deve acessar o portal meuvaptvupt.com.br.

A oferta dos serviços no Vapt Vupt é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Sobral, Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Instagram

A Rádio FM Assembleia, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) destacou, na edição do jornal "Notícias do Ceará", desta segunda-feira (18/10), a aprovação e sanção da lei que cria a política de higiene íntima de Sobral. A secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho, comentou o tema: #HigieneIntima #PobrezaMenstrual #Sobral

No “Fala, cidadão” desta segunda-feira (18/10), o depoimento é da empresária e psicopedagoga Enajer Maciel, que utilizou o serviço de emissão de RG em domicílio para seu filho. A equipe da Célula da Inserção Social, da Secretaria da Segurança Cidadã (@falasesecsobral), realiza atendimento externo para pessoas com dificuldade de locomoção, causada pela idade avançada, deficiência, doença ou internamento hospitalar, por exemplo. O atendimento é feito por agendamento, por meio do telefone (88) 9.8802-5007 (Célula da Inserção Social). Posteriormente, após análise de documentos, é marcada a ida da equipe até a residência do requerente para a coleta das impressões digitais e demais informações.

Mais dignidade para meninas que estudam na rede pública, mulheres, pessoas trans e não-binárias. O prefeito Ivo Gomes sancionou lei, de autoria do Executivo, que cria a política municipal de higiene íntima. A lei visa combater a pobreza menstrual, garantindo absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e informação correta para cuidados com a saúde, por meio de campanhas educativas. Quer saber mais? Acesse: sobral.ce.gov.br #sobral #PobrezaMenstrual #HigieneIntima #pracegover Desenho representando um absorvente, em fundo roso. O título da matéria diz: "Higiene íntima - Sancionada lei municipal que garante absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade". Abaixo, a logomarca da Prefeitura, com assinatura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

O Ocupa Cras é uma iniciativa da Assistência Social de Sobral para fortalecer o trabalho desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), através da musicalização, das atividades físicas, da dança, dentre outras linguagens e expressões culturais. Com o projeto, o município passou a contratar educadores sociais para realizarem atividades como: grupos de ritmos, aulas de música, escolinha de futsal, dentre outras. As ações já estão sendo realizadas nas seis unidades do Cras do município. Quer participar? Procure o Cras do seu território. #AssistenciaSocial #Cras #Musicalizacao #AtividadeFisica #PraCegoVer Fotografia de um grupo de dança, com facilitação por um educador social da equipe do Ocupa Cras, no salão do Ceprohpi, no bairro Sumaré. O título diz: "Ocupa Cras oferece atividades artísticas e esportivas nos seus territórios de atuação". Na base, a logomarca da Prefeitura, com assinatura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

No "Gente que faz Sobral acontecer" deste domingo (17/10), vamos conhecer um pouco das trajetórias dos guardas civis municipais Gerardo e Yvitson de Souza, pai e filho. Histórias que tem como modelo o respeito e o amor na missão de servir à população sobralense. Vem conhecer!