O que é?
A Casa do Cidadão é um equipamento público da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), coordenado pela Célula de Benefícios Sociais da Coordenadoria de Assistência Social. Foi criada com o propósito de ser um polo integrador de serviços públicos, com foco especial na assistência social e na promoção da cidadania em Sobral.
Instalada em um prédio histórico de estilo eclético, localizado na Rua Coronel José Sabóia, nº 513 – Centro, a Casa do Cidadão ocupa um edifício originalmente construído na segunda metade do século XX, que já abrigou instituições como o Banco de Crédito, o Banco do Brasil, o Banco da Lavoura (MG), o Banco Real e o Banco Econômico.
Atualmente, a Casa do Cidadão funciona como espaço estratégico para facilitar o acesso da população a serviços socioassistenciais, promovendo o acolhimento e a orientação de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Onde é ofertado?
A Casa do Cidadão está localizada no centro de Sobral, em prédio próprio, atendendo toda a população do município com serviços gratuitos, integrados à rede de proteção social.
Principais serviços ofertados
-
Cadastro Único para Programas Sociais e atualização cadastral
-
Atendimento sobre o Programa Bolsa Família
-
Concessão de Benefícios Eventuais
-
Emissão da Carteira Interestadual do Idoso
-
Emissão do Passe Livre Municipal para pessoas idosas e pessoas com deficiência (PcD)
-
Declarações para isenção de taxas em concursos públicos, contas básicas, CNH Popular, programas de cisternas, entre outros
-
Apoio no acesso a documentos e comprovantes para benefícios do INSS, Prouni e vestibulares da UVA
Atendimentos complementares
Desde 2024, a Casa do Cidadão passou a abrigar, no 1º andar, os atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) do Governo do Estado do Ceará.
Essa ação integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência – PreVio, fruto da parceria entre a Prefeitura de Sobral e o Governo Estadual, com o objetivo de ampliar o enfrentamento às violações de direitos e garantir o acesso da população a políticas públicas essenciais.
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h
📍 Onde buscar atendimento
Gerente da Célula de Benefícios Sociais e Gestora do CadÚnico e do Programa Bolsa Família: Maria Andriny Almeida Aguiar
Diretor: Adriano Sousa Rodrigues
Endereço: Rua Coronel José Sabóia, 513 – Centro
Telefone: (88) 3695-4115
E-mail: