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Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Público: externo

Responsável: Coordenadoria da Assistência Social (validação)

Forma de atendimento: domiciliar

Local de atendimento: Casa do Cidadão 

 

Descrição: programa estadual de transferência de renda, voltado para famílias em situação de extrema pobreza. O município tem a função de validar as famílias que o estado escolhe através da base de dados do CADUNICO.

 

Requisitos: estar inscrito no CADUNICO e se enquadrar nos critérios de renda.

 

Etapas:

1 - Procurar o Cras do território para mais informações.

Público: externo

Responsável: Coordenadoria da Assistência Social

Forma de atendimento: presencial

Local do atendimento: Cras do território ou Garagem Municipal (noite, fim de semana e feriado)

 

 

Descrição: benefício eventual que oferece serviços funerários (urna, floramento, coroa, translado, dentre outros) e serviço psicossocial às famílias em situação de vulnerabilidade social, em decorrência de situações de falecimento de membro.

Requisitos: é obrigatório um familiar para fazer a solicitação; a família deve estar inclusa no CADUNICO ou ter a vulnerabilidade social atestada pela Assistência Social.

 

Etapas:

1 - Em caso de falecimento durante o dia, em horário comercial, o familiar do falecido deve procurar o Cras do território, munido de documentação própria e do falecido. Se ocorrer no período noturno, em feriados ou fins de semana, procurar a Garagem Municipal. Telefone: (88) 3677-1187.

 

 

 

Público: externo

Responsável: Coordenadoria da Assistência Social

Forma de atendimento: presencial

Local de atendimento: Cras do território.

 

Descrição: programa voltado para oferecer kits de bens de consumo para mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CADUNICO.

 

Requisitos: a gestante deve estar dentro dos critérios do programa, estar inscrita no CADUNICO e estar em acompanhamento pelo Cras.

 

Etapas: 

1 - Procurar o Cras do território para acompanhamento.

Público: externo

Responsável: Coordenadoria da Habitação

Forma de atendimento: presencial

Local de atendimento: Casa do Cidadão (Rua Cel José Saboia, 513, Centro)

 

Descrição: serviço que possibilita ao beneficiário por programas habitacionais do município a regularização fundiária do seu imóvel, ou “papel da casa”.

 

Requisitos: Ter sido beneficiado com moradia por programas habitacionais do município ou encaixar-se nas situações de usucapião.

 

Etapas:

1 - Procurar a Casa do Cidadão e solicitar atendimento da Regularização Fundiária;

2 - Após o atendimento, realizar a entrega de documentos;

3 - Aguardar o processo, que depende em parte dos cartórios, e portanto, não tem prazo definido para sua conclusão.

Serviço em que o município atua por demanda do Poder Judiciário.

Forma de atendimento: presencial e domiciliar.

Local da oferta: CREAS (Travessa Tamarindo, nº 1, Centro)

Telefone: (88) 3695-5200

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Descrição: o serviço tem como finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, determinados judicialmente, devendo contribuir para acesso a direitos e para re-significação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. 

Este serviço funciona por demanda do Poder Judiciário: portanto, a sua execução está atrelada às decisões judiciais. O público-alvo são adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), aplicada pela Varada Infância e da Juventude ou, na ausência desta, pela Vara Civil correspondente e suas famílias.

 

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A gestão do prefeito Ivo Gomes obteve a maior nota no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM). A avaliação foi elaborada a partir de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e o Anuário do Ceará, cuja edição 2021-2022 será lançada nesta segunda-feira (27/09), a partir das 18h, pelo portal e pelas redes sociais do jornal O POVO.

No "Gente que faz Sobral acontecer" deste domingo (26/09), vamos conhecer a história da profissional de Educação Física Pâmela Nara, jovem que iniciou sua trajetória dando aulas de Street Dance nas comunidades de Sobral. Além da representatividade LGBTQIA+, Pâmela conta também sobre o seu protagonismo em movimentos periféricos e sua paixão em contribuir com o fortalecimento de políticas públicas para a juventude. Vem ver o close dessa história de muito talento e dedicação!

No "Conhecendo o SUAS" de hoje, vamos saber mais sobre o que é e como atua o sistema de Assistência Social do Brasil. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de política de Assistência Social vigente no país. Essa política tem ações definidas para a União, estados e municípios. Por exemplo, são funções da União legislar, normatizar, coordenar a política, enviar recursos aos estados e municípios. Já o município tem a função de executar a política, realizar o atendimento e a inclusão das famílias nos serviços, dentre outras. Tanto na União, quanto nos estados e municípios, há o Conselho de Assistência Social, órgão que é composto paritariamente, ou seja, por metade de representantes do governo e metade de representantes da sociedade civil. O Conselho tem a função de fiscalizar e propor políticas na área de Assistência Social. O SUAS é responsável por garantir a proteção social a você, à sua família e à sua comunidade por meio de serviços continuados, benefícios, programas e projetos. A Assistência Social tem uma rede de unidades públicas, que realizam atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, dentre outros. O atendimento é feito por profissionais que acolhem demandas das pessoas e de suas famílias e atuam na efetivação da política para a melhoria das condições de vida e dos relacionamentos, da viabilização do acesso aos benefícios, de ações de inclusão social e de articulação com as demais políticas públicas do município, dentre outras. #sobral #AssistenciaSocial #suas #pracegover Card dividido horizontalmente em dois retângulos, um azul escuro e um mais claro. No topo, à esquerda, está escrito o nome do quadro "Conhecendo o SUAS". Logo em seguida, a temática de hoje: "Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". Abaixo, a logomarca do Sistema, que é composta por uma esfera quse completa na cor verde escura, com dois bonequinhos laranja no topo, a sigla SUAS em letras grandes brancas, com o nome do sistema abaixo. Na base, a logomarca da Prefeitura, com assinatura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

No “Sobral é Agora” desta semana, o coordenador do Esporte e Lazer, Rafael Moreira, apresenta as obras de reforma e urbanização da quadra poliesportiva do bairro Junco. Com uma área total de 2.992 metros quadrados, o projeto inclui reforma completa da estrutura e substituição das telhas em alumínio, arquibancada, iluminação em LED, recuperação e pintura do piso. Com as obras concluídas, os jovens do bairro terão mais um equipamento importante de esporte e lazer no município. Confira como vai ficar da hora esse espaço esportivo!