O que é?
A Escola de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (EGSUAS) de Sobral tem por missão empreender, desenvolver e promover a Educação Permanente * junto aos trabalhadores, gestores e conselheiros vinculados à política de Assistência Social do município. Inspirada pela Política Nacional de Educação Permanente, a escola adota um modelo político-pedagógico participativo, crítico e dialógico, incorporando metodologias ativas como o Método da Tenda Invertida.
Educação Permanente (EP) é....
Um processo de qualificação contínua para Gestores, Trabalhadores e Conselheiros, contribuindo para a melhoria dos serviços socioassistenciais.
A EGSUAS irá viabilizar processos de educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, tendo capacidade de se remodelar frente às necessidades de forma processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto coletiva.
- Educação no Trabalho: refere-se à aprendizagem que acontece no COTIDIANO das práticas profissionais, promovendo reflexões sobre a própria ação, desafios enfrentados, relações interpessoais, e os contextos sociais dos usuários.
- Educação para o Trabalho: diz respeito a FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA destinadas aos profissionais para prepara-los ou aperfeiçoá-los em suas funções no SUAS.
- Educação pelo Trabalho: relaciona-se à APRENDIZAGEM CONSTRUÍDA a partir da intervenção na realidade social, onde o enfrentamento dos desafios do território e da realidade dos usuários gera CONHECIMENTO e mobiliza TRANSFORMAÇÕES nas práticas.
Onde é ofertada?
A EGSUAS é vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), ofertando suas atividades formativas inicialmente de forma presencial, alcançando trabalhadores em diversas unidades socioassistenciais do território de Sobral.
Objetivo Geral
Promover a Política Municipal de Educação Permanente da Assistência Social, visando o desenvolvimento dos gestores, servidores e conselheiros vinculados ao SUAS de Sobral.
Objetivos Específicos
● Desenvolver meios e mecanismos de ensino e aprendizagem que permitam o aprendizado contínuo e permanente dos trabalhadores do SUAS nos diferentes contextos e por meio de experiências no trabalho;
● Viabilizar metodologias ativas que possibilitem a vivência e a complementaridade na perspectiva de um contexto
sistêmico de ações no processo de formação continuada;
● Articular junto a Secretaria Executiva o universo do ensino, da pesquisa e da extensão no contexto da gestão e dos provimentos dos serviços e benefícios socioassistenciais, de forma contínua e permanente, por meio de parcerias institucionais firmadas;
● Promover espaços de Educação Permanente de forma presencial, semipresencial e a distância;
● Disseminar a produção do conhecimento sobre as ações de assistência social nas diferentes frentes de atuação;
● Estabelecer referências teóricas, técnicas e ético políticas no âmbito da assistência social mediante a aproximação entre a Gestão do SUAS, o Provimento dos Serviços, o Controle Social e as Instituições de Ensino e Pesquisa;
● Promover espaços de inovação e criatividade pautado nas intervenções específicas considerando o projeto ético-político e profissional e as reais necessidades sociais do público da assistência social;
Percursos Formativos
Gestão do SUAS: Normativas e competências para gestores;
Provimento de serviços e benefícios: Atuação técnica e direta nos territórios;
Controle Social: Fortalecimento dos conselhos e instâncias participativas.
Horário de Atendimento
🕘 Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h
📍Onde buscar atendimento
SEDHAS
Endereço: Avenida Doutor Guarani, 364 – Jocely Dantas de Andrade Torres
Telefone: (88) 3695-4128
E-mail: