A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), promoveu, no dia 25 de setembro, a roda de conversa “Identidade Histórica da Luta da Pessoa com Deficiência”. O evento fez parte da XVII Semana da Pessoa com Deficiência.
A roda de conversa “Identidade Histórica da Luta da Pessoa com Deficiência” foi marcada por homenagens a lideranças e figuras que contribuíram ao longo das últimas décadas para a inclusão e a garantia de direitos no município.
Foram reconhecidas pessoas que atuaram na criação e no fortalecimento de associações, no esporte, na saúde e em movimentos sociais, além de familiares que se dedicaram à causa da deficiência com coragem e compromisso. Entre os homenageados estão:
- Dra. Vanessa Braga, secretária da Sedhas;
- José Stênio Xavier, da 1ª associação de pessoas com deficiência criada em Sobral (Associação de Deficientes Motores - ADM);
- Conceição Ponte, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);
- Cleyton Gomes, fundador e técnico da Associação Sobralense de Paradesporto (ASPA) e classificador do atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro;
- Francisca Maria Madeira, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (2012–2020);
- Iara Leite, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sobral (2006–2014);
- Maria Sônia Holanda Linhares, fundadora da Casa do Autista (2018);
- Luis Diogo, representante da Associação de Surdos de Sobral (ASSOL);
- Erilândia Brasilino, do Grupo de Mães Azuis;
- Daniele Lima, do Grupo Mães Amigas;
- Rosângela Rocha, do Grupo de Pais e Mães do Universo Autista;
- Carlos Hilton Soares, ex-secretário de Saúde e atual diretor do Hospital Regional Norte;
- Ana Lysia Mont’Alverne, 1ª presidente do CMDPD;
- Cristina Nunes, 2ª presidente do CMDPD;
- Anderson Vasconcelos, 3ª presidente do CMDPD;
- Socorro Fernandes, 4ª presidente do CMDPD;
- Francisco Silva, 5ª presidente do CMDPD;
- Eduarda Albuquerque, 6ª presidente do CMDPD;
- Dominique Rodrigues, secretária executiva do CMDPD (2009–2025);
O momento foi também de memória e celebração das conquistas coletivas que marcam a luta das pessoas com deficiência em Sobral. Ao valorizar essas lideranças, a Sedhas e o CMDPD reafirmam o compromisso de seguir ampliando a inclusão, a acessibilidade e o respeito à diversidade.
Programação
Ao longo da semana, a programação contou com debates, rodas de conversa, atividades culturais e ações em diferentes espaços da cidade, fortalecendo a inclusão e ampliando o diálogo com a sociedade.
Na sexta-feira (26), aconteceu a II Mostra e Feira Inclusiva, no pátio externo do Centro de Convenções, e no sábado (27), o encerramento foi marcado pela participação do CMDPD no tradicional Programa do Ivan Frota, no Becco do Cotovelo.
A Prefeitura de Sobral reafirma, mais uma vez, seu compromisso em construir uma cidade cada vez mais justa, acessível e inclusiva para todos.