Selo de Qualidade
Construindo
juntos um
novo tempo.

Conferência da Assistência Social

 

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), realizou nos dias 12 e 13 de junho a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu na Cadeia Criativa de Sobral e reuniu mais de 250 participantes, entre profissionais da assistência social, usuários dos serviços, representantes da sociedade civil, secretarias municipais parceiras, Câmara de Vereadores e da Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará.

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência também celebrou os 10 anos da Lei do SUAS em Sobral. O encontro teve como objetivo promover a escuta qualificada da população, levantar demandas e construir propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no território, reafirmando o compromisso com a gestão democrática, a participação social e a garantia de direitos.

Etapas preparatórias

A conferência foi antecedida por pré-conferências realizadas nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município:

  • CRAS MIMI MARINHO – 23 de maio

  • CRAS JAIBARAS – 26 de maio

  • CRAS ARACATIAÇU – 28 de maio

  • CRAS IRMÃ OSWALDA – 30 de maio

  • CRAS DOM JOSÉ – 02 de junho

  • CRAS REGINA JUSTA – 04 de junho

Durante as pré-conferências e também na conferência principal, os participantes foram divididos em grupos temáticos para discussão dos eixos propostos, incentivando o debate coletivo e a construção colaborativa de soluções.

Espaço para diálogo e fortalecimento de políticas públicas

Além da ampla participação social, o evento contou com a presença de palestrantes convidados que contribuíram para o aprofundamento dos debates. A conferência foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre os avanços e desafios da política de assistência social em Sobral e propor novas estratégias para garantir direitos e fortalecer a rede de proteção social.