
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), realizou, nesta sexta-feira (31/10), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025-2028, um espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O evento foi realizado na Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia e reuniu representantes do poder público, sociedade civil e adolescentes do município.
A mesa de abertura contou com a presença da vice-prefeita de Sobral, Dra. Imaculada; da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Vanessa Braga; da secretária da Educação, Cynira Sampaio; da secretária da Saúde, Michelle Alves; do presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Jóia Júnior; presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Dr. Quariguasi; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Márcia Mesquita; e do representante da comunidade quilombola de Jardim, Leandro Faustino. Também estiveram presentes as secretárias de Finanças, Soraya Sá, e de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Evysdanna Gomes, o secretário de Trânsito, Leandro Costa, o secretário-executivo da Segurança Cidadã, Sargento Berg, representante da Secretaria de Governo, Valnez; representante da Juventude e Cultura, Tiago de Oliveira.
Além disso, participaram do evento gestores das secretarias de Educação, Saúde e Direitos Humanos e Assistência Social, o Conselho Tutelar, os NUCAs (Núcleos de Cidadania de Adolescentes de Sobral), e membros de entidades da sociedade civil de Sobral.
Durante o encontro, foram apresentadas as linhas de base do Selo UNICEF, destacando a atuação da Prefeitura de Sobral nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção, além dos resultados sistêmicos alcançados pelo município em relação às metas estabelecidas nas edições anteriores do Selo. O momento também marcou a apresentação do Plano Participativo, documento que norteará as ações intersetoriais da gestão municipal nos próximos anos.
A programação incluiu ainda a realização de grupos de trabalho temáticos, voltados à construção de propostas e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de infância e adolescência, além de apresentações culturais do grupo de idosos da Sociedade de Apoio à Família Sobralense (SAFS) e do NUCA de Jaibaras, que abrilhantaram o evento com dança e recitação de um poema autoral, respectivamente.
De acordo com a secretária Vanessa Braga, o Fórum reforça o compromisso do município com a escuta e a participação social. “O Selo UNICEF é uma oportunidade de fortalecer a rede de proteção e garantir que as políticas públicas para crianças e adolescentes sejam construídas de forma integrada, participativa e com base no diálogo entre governo e sociedade”, destacou.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que incentiva e reconhece os avanços dos municípios na promoção e garantia dos direitos de meninas e meninos. Ao aderir ao Selo, Sobral reafirma seu compromisso com uma cidade mais justa, inclusiva e acolhedora para todas as crianças e adolescentes.
Confira aqui a galeria de fotos do evento.
