Categorias
Palavras Chave

Sobral realiza a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco na construção e fortalecimento do SUAS
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), realizou nos dias 12 e 13 de junho a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu na Cadeia Criativa de Sobral e reuniu mais de 250 participantes, entre profissionais da assistência social, usuários dos serviços, representantes da sociedade civil, secretarias municipais parceiras, Câmara de Vereadores e da Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência também celebrou os 10 anos da Lei do SUAS em Sobral. O encontro teve como objetivo promover a escuta qualificada da população, levantar demandas e construir propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no território, reafirmando o compromisso com a gestão democrática, a participação social e a garantia de direitos.
Etapas preparatórias
A conferência foi antecedida por pré-conferências realizadas nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município:
-
CRAS MIMI MARINHO – 23 de maio
-
CRAS JAIBARAS – 26 de maio
-
CRAS ARACATIAÇU – 28 de maio
-
CRAS IRMÃ OSWALDA – 30 de maio
-
CRAS DOM JOSÉ – 02 de junho
-
CRAS REGINA JUSTA – 04 de junho
Durante as pré-conferências e também na conferência principal, os participantes foram divididos em grupos temáticos para discussão dos eixos propostos, incentivando o debate coletivo e a construção colaborativa de soluções.
Espaço para diálogo e fortalecimento de políticas públicas
Além da ampla participação social, o evento contou com a presença de palestrantes convidados que contribuíram para o aprofundamento dos debates. A conferência foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre os avanços e desafios da política de assistência social em Sobral e propor novas estratégias para garantir direitos e fortalecer a rede de proteção social.

Primeira convocação de entrevistas do Programa Primeiro Passo mobiliza juventude de Sobral
A Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS) da Prefeitura de Sobral, realizou a primeira convocação de entrevistas do Programa Primeiro Passo, voltado para jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego.
O programa recebeu um total de 349 inscrições em seu banco de dados, demonstrando o grande interesse e a demanda expressiva da juventude sobralense por inclusão no mercado de trabalho.
As entrevistas serão realizadas de forma gradativa, conforme a disponibilidade de vagas oferecidas pelas empresas e instituições parceiras do programa. A SEDHAS orienta que todos os inscritos permaneçam atentos aos próximos comunicados e convocações, que serão divulgados ao longo dos próximos meses.
O Programa Primeiro Passo tem como objetivo principal promover o acesso ao primeiro emprego para jovens que ainda não tiveram experiência formal no mercado, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, profissional e para a construção de um futuro mais promissor para a juventude de Sobral.
Com iniciativas como esta, a Prefeitura de Sobral reafirma seu compromisso com a geração de oportunidades, inclusão social e fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude.

CRAS Mimi Marinho, Dom José e Regina Justa celebram 17 anos de história e compromisso com as famílias sobralenses.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mimi Marinho, Dom José e Regina Justa comemoram, juntos, 17 anos de atuação em Sobral no dia 1º de maio, marcando uma trajetória dedicada ao acolhimento, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e à garantia de direitos para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo desses 17 anos, os CRAS se consolidaram como a principal porta de entrada da política de assistência social, oferecendo atendimento, orientação e acompanhamento a milhares de famílias. São espaços de escuta, acolhimento e transformação, onde a proteção social básica se materializa por meio de serviços, programas e projetos que impactam positivamente a vida das pessoas.
As comemorações reforçam o reconhecimento ao trabalho das equipes que atuam diariamente com dedicação e sensibilidade, desenvolvendo ações que promovem autonomia, convivência comunitária e acesso a direitos.
A Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (SEDHAS) parabeniza cada servidor, colaborador e comunidade que construiu e constrói essa história de cuidado e compromisso social. Sobral segue avançando na construção de uma cidade mais inclusiva, acolhedora e solidária.
Parabéns, CRAS Mimi Marinho, Dom José e Regina Justa, por 17 anos de transformação social!

SEDHAS realiza entrega de mais de 150 Carteiras de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA)
A Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (SEDHAS) da Prefeitura de Sobral, realizou nesta quarta-feira (23) a entrega de mais de 150 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A ação integra a programação do Abril Azul e reforça o compromisso do município com a promoção da inclusão e garantia de direitos.
Instituída pela Lei Federal nº 13.977/2020, a CIPTEA assegura prioridade no atendimento e acesso facilitado aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em Sobral, a emissão da carteirinha é fruto de um trabalho integrado entre a SEDHAS e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promovendo a articulação entre serviços e o acompanhamento das famílias nos territórios.
Durante a solenidade, estiveram presentes a secretária da SEDHAS e Primeira-Dama, Dra. Vanessa Braga, a vice-prefeita Dra. Imaculada, a chefe de gabinete, coronel Keydna Carneiro, a secretária de Educação Cynira Sampaio, a secretária de finanças, Ingrid Soraya, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maria Carvalho, além de representantes da rede de proteção e grupos de mães atípicas.
As carteirinhas não entregues no evento serão disponibilizadas para retirada nos CRAS dos respectivos territórios.
A gestão municipal segue investindo em políticas públicas inclusivas e reafirma o compromisso com a construção de uma cidade mais justa, acessível e humana para todas as pessoas.
Página 1 de 3