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Primeira convocação de entrevistas do Programa Primeiro Passo mobiliza juventude de Sobral
A Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS) da Prefeitura de Sobral, realizou a primeira convocação de entrevistas do Programa Primeiro Passo, voltado para jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego.
O programa recebeu um total de 349 inscrições em seu banco de dados, demonstrando o grande interesse e a demanda expressiva da juventude sobralense por inclusão no mercado de trabalho.
As entrevistas serão realizadas de forma gradativa, conforme a disponibilidade de vagas oferecidas pelas empresas e instituições parceiras do programa. A SEDHAS orienta que todos os inscritos permaneçam atentos aos próximos comunicados e convocações, que serão divulgados ao longo dos próximos meses.
O Programa Primeiro Passo tem como objetivo principal promover o acesso ao primeiro emprego para jovens que ainda não tiveram experiência formal no mercado, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, profissional e para a construção de um futuro mais promissor para a juventude de Sobral.
Com iniciativas como esta, a Prefeitura de Sobral reafirma seu compromisso com a geração de oportunidades, inclusão social e fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude.

CRAS Mimi Marinho, Dom José e Regina Justa celebram 17 anos de história e compromisso com as famílias sobralenses.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mimi Marinho, Dom José e Regina Justa comemoram, juntos, 17 anos de atuação em Sobral no dia 1º de maio, marcando uma trajetória dedicada ao acolhimento, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e à garantia de direitos para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo desses 17 anos, os CRAS se consolidaram como a principal porta de entrada da política de assistência social, oferecendo atendimento, orientação e acompanhamento a milhares de famílias. São espaços de escuta, acolhimento e transformação, onde a proteção social básica se materializa por meio de serviços, programas e projetos que impactam positivamente a vida das pessoas.
As comemorações reforçam o reconhecimento ao trabalho das equipes que atuam diariamente com dedicação e sensibilidade, desenvolvendo ações que promovem autonomia, convivência comunitária e acesso a direitos.
A Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (SEDHAS) parabeniza cada servidor, colaborador e comunidade que construiu e constrói essa história de cuidado e compromisso social. Sobral segue avançando na construção de uma cidade mais inclusiva, acolhedora e solidária.
Parabéns, CRAS Mimi Marinho, Dom José e Regina Justa, por 17 anos de transformação social!

SEDHAS realiza entrega de mais de 150 Carteiras de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA)
A Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (SEDHAS) da Prefeitura de Sobral, realizou nesta quarta-feira (23) a entrega de mais de 150 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A ação integra a programação do Abril Azul e reforça o compromisso do município com a promoção da inclusão e garantia de direitos.
Instituída pela Lei Federal nº 13.977/2020, a CIPTEA assegura prioridade no atendimento e acesso facilitado aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em Sobral, a emissão da carteirinha é fruto de um trabalho integrado entre a SEDHAS e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promovendo a articulação entre serviços e o acompanhamento das famílias nos territórios.
Durante a solenidade, estiveram presentes a secretária da SEDHAS e Primeira-Dama, Dra. Vanessa Braga, a vice-prefeita Dra. Imaculada, a chefe de gabinete, coronel Keydna Carneiro, a secretária de Educação Cynira Sampaio, a secretária de finanças, Ingrid Soraya, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maria Carvalho, além de representantes da rede de proteção e grupos de mães atípicas.
As carteirinhas não entregues no evento serão disponibilizadas para retirada nos CRAS dos respectivos territórios.
A gestão municipal segue investindo em políticas públicas inclusivas e reafirma o compromisso com a construção de uma cidade mais justa, acessível e humana para todas as pessoas.

Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social realiza entrega de cartões do Ceará Sem Fome a famílias beneficiadas.
Nesta quarta-feira (16/04), a Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS) da Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou a entrega do 3º lote do Cartão Ceará Sem Fome no Paço Municipal. A ação contemplou 587 famílias de Sobral e distritos com o benefício mensal de R$ 300 para aquisição exclusiva de alimentos.
O programa Ceará Sem Fome é uma política permanente de combate à fome no Estado, coordenado pelo Governo do Estado do Ceará. A iniciativa reúne esforços de instituições públicas e privadas, além do engajamento da sociedade civil, com o objetivo de garantir segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade social.
O momento contou com a presença de diversos secretários e vereadores, destacamos a presença do prefeito Oscar Rodrigues, da vice-prefeita Dra. Imaculada, da chefe de gabinete Cel. Keydna Carneiro, da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social e primeira-dama de Sobral Dra. Vanessa Braga, da secretária executiva da Proteção Social do Estado do Ceará Lidiane Rebouças, e do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Kayo Henrique Menezes.
A entrega dos cartões foi realizada graças ao trabalho articulado dos CRAS e de toda a equipe da SEDHAS, que garantiu organização, acolhimento e agilidade no atendimento às famílias beneficiadas.
Aqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer ao momento de entrega poderão retirar o cartão posteriormente no CRAS da sua referência.
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