As unidades da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) promoveram, na terça-feira (14/06), um dia de ações intersetoriais com ações de campanhas municipais em andamento.

Em alusão à Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, o Centro Pop realizou um círculo de diálogos, com os acolhidos do Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua. Abordando o tema “Autoestima da pessoa idosa”, o momento foi conduzido pela pedagoga Ana Flávia e pelo educador social Rafael Catunda.

O Centro do Idoso Rosa Maria Rodrigues, no bairro Sumaré, realizou uma comemoração pelo aniversário de 80 anos de dona Gerarda, uma de suas idosas acompanhadas. O encontro celebrativo teve a presença das filhas e do genro da idosa.

No Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Mimi Marinho, no bairro Dom Expedito, os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de uma ação intergeracional envolvendo os coletivos de 0 a 6 anos e idosos que participaram de palestra com a equipe do Centro de Zoonoses sobre cuidados e prevenção à dengue e arboviroses. “Após a quadra invernosa, é importante trabalhar os cuidados e orientações para a comunidade”, destaca a coordenadora da unidade, Rafaela Marques.

Já o Cras Regina Justa, na Vila União, realizou uma intervenção de promoção da saúde e da atividade física com um grupo de mulheres acompanhadas pela unidade. Realizada em parceria com um grupo de estagiários do curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a ação almejou proporcionar o treinamento em formato de circuito para o grupo de práticas corporais do projeto Ocupa Cras.

O Cras Dom José recebeu a visita institucional do educador Alberto Lucas e da analista Hedina Rodrigues, do Projeto Novas Trilhas, ação que o Governo do Ceará vem desenvolvendo para prevenção de violências. Na ocasião foi apresentada a proposta do projeto que visa a formação e desenvolvimento integral de adolescentes e jovens em pós-cumprimento de Medidas Socioeducativas. O objetivo é prevenção e redução dos casos de reincidência na prática de ato infracional. Ainda foram pactuadas ações para busca ativa e atendimentos ao público do projeto por meio do Cras.