Foi realizado, nesta sexta-feira (04/03), em formato híbrido, o I Fórum Comunitário de Sobral, rumo ao Selo Unicef - edição 2021-2024. O evento teve a mesa de abertura transmitida do auditório da Faculdade Luciano Feijão (FLF) e a participação de mais de 300 pessoas por meio virtual.
"É com muita alegria que realizamos hoje o nosso primeiro Fórum Comunitário, na busca pelo Selo Unicef 2021-24. Sobral tem conquistado o Selo Unicef em todas as edições graças ao empenho das gestões, mas também do empenho dos profissionais que estão na ponta", destacou a vice-prefeita Christianne Coelho, na mesa de abertura do evento.
O articulador municipal da política da Criança e do Adolescente, Emídio Silva, destacou em sua fala a importância das ações que o município já desenvolve. "O Selo Unicef iniciou sua trajetória no Ceará e desde então, Sobral vem pontuando em todas as edições", afirmou.
Após a mesa, foi aberto um espaço para a apresentação de propostas formalizadas em eventos preparatórios ao I Fórum Comunitário. Cada relator apresentou a proposta de acordo com eixos definidos anteriormente. Após as apresentações, os participantes foram divididos em salas específicas para ajustes nas propostas. O objetivo é planejar intersetorialmente as ações para a criança e o adolescente.
O evento foi coordenado pelo gabinete da Vice-Prefeitura, por meio da Articulação da Política Municipal da Criança e do Adolescente, com a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A realização do Fórum é de caráter obrigatório para a certificação no Selo Unicef, ocasião em que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos.
Além da vice-prefeita e do articulador municipal, participaram ainda da mesa de abertura, a secretária da Saúde, Regina Carvalho; a secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, que representou a secretária Andrezza Coelho; Vilar Vasconcelos, representando o secretário Herbert Lima (Educação), Diego Ribeiro, representando a secretária Marília Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente), e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tamiles Mesquita. O cerimonial foi conduzido por Lilian Duarte, mobilizadora de adolescentes e jovens.