Visando alinhar a realização de novos cursos do #ocupaJuventude, servidores da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) reuniram-se, na terça-feira (14/06), com colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Sobral. O encontro foi realizado na sede do Senai com a participação da coordenadora das ações territoriais da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGPPV), Hortência Mangabeira, do coordenador do Administrativo-Financeiro da Sedhas, Neto Torres, do diretor do Senai, Walaci Ferreira, e do educador do Senai, Elson Sousa.
O #ocupaJuventude é um programa que abrange diversas secretarias municipais. Dentro da Sedhas, o projeto tem o viés de qualificação profissional com incentivo financeiro, de maneira que os estudantes recebem uma bolsa ofertada pela Prefeitura. Os cursos são executados UGPPV e devem iniciar no segundo semestre, com ofertas pelo Senai, e também de forma descentralizada, em parceria com instituições dos bairros e das comunidades.
Segundo Hortência Mangabeira, a reunião é importante para que a Sedhas consiga pensar na customização dos processos, na garantia de cursos descentralizados, na indicação e na seleção de profissionais que já são da instituição e que têm perfil para o acompanhamento dos grupos. “Ter essa conversa alinha as expectativas e objetivos, garantindo que o Senai também tenha um olhar sensível para o público em situação de vulnerabilidade, o público que acompanhamos na Sedhas”, afirma.