Nesta quarta-feira (21/09), foi realizado o seminário Empoderamento, Equidade e Ações afirmativas como parte das ações da XIV Semana da Pessoa com Deficiência de Sobral. O evento, no auditório da Faculdade Luciano Feijão (FLF), contou com a presença de servidores municipais, acadêmicos, professores, conselheiros municipais, representantes de entidades que atuam com a causa, familiares e pessoas com deficiência.

A acolhida do evento foi feita pelo músico João Henrique, pessoa com deficiência visual. Todo o encontro foi traduzido em Libras para as pessoas com deficiência auditiva.

Na mesa de abertura, a secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, destacou a importância do evento e da temática. Ela afirmou, ainda, que "essa palavra empoderamento está para além do Direito: empoderamento é entender que temos o direito e exercemos". Destacou também que a Sedhas está de braços abertos para acolher a pauta da pessoa com deficiência.

Após a mesa, Gilvania Andrade, psicóloga bilingue e estudiosa das relações humanas com dinheiro e sexualidade, conversou um pouco sobre aspectos da vida da pessoa com deficiência. Também palestrou a assistente social Eduarda Alcântara, pessoa cega e idealizadora de ações sociais para a pessoa com deficiência visual.

Ainda durante o evento, foi certificado o Grupo Gestor do Programa BPC na Escola (Benefício de Prestação Continuada na Escola). O colegiado acompanha ações voltadas para crianças e adolescentes com deficiência, beneficiários do BPC, que estão na rede escolar.

Também participaram do evento os coordenadores Chiquinho Silva, dos Direitos Humanos; e Domingos Sávio, da Assistência Social; representantes das entidades que estão realizando a Semana da Pessoa com Deficiência: Associação dos Surdos de Sobral (Assol), Associação Sobralense de Paradesporto (Aspa), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Sobral), Casa do Autista, Centro de Formação do Surdo Dom Fernando Saburido (Cefas), Grupo Mães Amigas e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral (CMDPDS).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral/Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social
Jornalista responsável: Marcos Araújo (MTB 3837/CE)
Contato: (88) 99208-3794