A III Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) levou dezenas de pessoas às ruas de Sobral na manhã deste sábado (15/04). O movimento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade à causa, que busca respeito, empatia e sensibilização quanto aos direitos das pessoas com autismo.

Com programação desde a última segunda-feira (10/04), o evento trouxe como tema “Diferente é a sociedade que queremos“, e contou com atividades variadas nos órgãos públicos e também em instituições da sociedade civil e universidades, sendo uma realização da Prefeitura de Sobral e do Grupo Mães Amigas.

Tema relevante e que segue com discussão em alta, os diagnósticos de autismo têm aumentado exponencialmente nos últimos tempos. Segundo o Censo Escolar do Brasil, o país registrou um aumento de 280% no número de estudantes com TEA entre 2017 e 2021. O autismo segue sendo tema central da área de neurodesenvolvimento, pois evidências científicas apontam que não há uma causa única para o transtorno.

O número de pessoas com TEA no Brasil e no mundo segue desconhecido, mas dados da Organizacao Mundial de Saúde (OMS) estimam a existência de cerca de 2 milhões de brasileiros com o transtorno. Em Sobral, a gestão municipal, junto às pessoas com autismo e familiares, tem trabalhado para conscientizar a população sobre o tema, e buscado chegar ao número aproximado de pessoas afetadas.

Uma das alternativas é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento que serve como base para execução de ações da Política Municipal para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares (Lei Municipal nº 2.204), aprovada ano passado. Entre entregues e em processo de confecção, o município deve chegar ao número de 300 documentos emitidos até o fim de abril.

Para a emissão do documento, os interessados devem acessar o site agendasol.sobral.ce.gov.br e inserir os documentos solicitamos. Pessoas com algum tipo de dificuldade para a executar a ação pode procurar um dos seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a Casa do Cidadão (Centro) ou alguma das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais.