A secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, recebeu, nesta sexta-feira (10/11), na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), a comenda do Selo TCE Ceará Sustentável, em reconhecimento pelo trabalho realizado pela Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGP-PV).
A iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) visa reconhecer experiências sustentáveis da administração pública no estado. Para o processo, a Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) inscreveu a experiência de trabalho no edital da Corte de Contas. O resultado final foi informado no mês de outubro e trouxe a experiência de Sobral entre as escolhidas.
Segundo o site do órgão, "o Selo TCE Ceará Sustentável é uma forma de reconhecer a sociedade, os jurisdicionados e os servidores que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que, facultativamente, façam a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE Ceará".
UGP de Prevenção de Violências
Criada pelo prefeito Ivo Gomes no primeiro ano de gestão, a unidade foi instituída pelo Decreto 1950/2017. A UGP-PV realiza um trabalho de base territorial e intersetorial, na perspectiva da prevenção de violências. Para isso, a unidade tem dois eixos principais: um, voltado para a ação territorial, articulação com as políticas públicas locais e o programa Articulador de Juventude, no qual jovens da periferia realizam ações de prevenção com outros jovens; e um eixo de estudo, análise de dados, acompanhamento de produção acadêmica sobre o trabalho da unidade, visando utilizar esse aprendizado para prevenir violências. A partir de seus estudos, a UGP identificou o perfil das vítimas de violência na adolescência e juventude e trabalha para prevenir violências a partir dessas informações.