A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) reuniu, nessa sexta-feira (27/04), os membros do Comitê Intersetorial do Programa Criança Feliz para discutir o andamento das ações no município. Na ocasião, a gestão apresentou um balanço das ações realizadas nos oito meses da execução do programa em Sobral.
Segundo a coordenadora da Assistência Social e do programa em Sobral, Neuverina Albuquerque, "o comitê é composto por representantes da Sedhas e das secretarias da Saúde, Educação e da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer. Tem como objetivo acompanhar a execução das ações, dar orientações, acordar as ações em nível municipal, dentre outras", falou a coordenadora.
O Programa Criança Feliz é um pacote de ações voltadas para o desenvolvimento da primeira infância, executado a nível federal pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O foco é o acompanhamento de gestantes e crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 6 anos, favorecidas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em Sobral, são 603 beneficiários.
O trabalho é realizado por 22 visitadores, que são acompanhados por dois supervisores e a gestão do programa é feita por três servidores da Sedhas.
O Comitê Intersetorial é uma instância de avaliação e monitoramento da execução das ações. As reuniões do colegiado ocorrem mensalmente.