Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

A secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, reuniu-se, na tarde de quinta-feira (15/09), com representantes da Urban95 para discutir a implantação do sistema de alertas para situações de vulnerabilidade social em Sobral.

Por meio de uma plataforma online integrada com sistemas como o Cadastro Único e o e-SUS, dentre outros, as secretarias municipais receberão alertas sempre que uma pessoa em situação de vulnerabilidade/risco social for atendida em algum serviço público, gerando uma oportunidade única de encaminhamento e inserção.

Segundo Andrezza, no caso da Assistência Social "serão emitidos alertas sempre que uma criança na primeira infância ou gestante for atendida. Por exemplo, uma gestante que está em situação de extrema pobreza foi atendida no Centro de Saúde da Família (CSF). Assim que as informações forem colocadas no sistema, será gerado um alerta para acionar a rede de Assistência Social. Por meio do acompanhamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), aquela gestante poderá ser incluída no Programa Crescer Bem, transferência de renda municipal de Sobral, receber o Kit Natalidade, dentre outros benefícios".

Participaram também do encontro o coordenador da Assistência Social, Domingos Sávio; a gerente de Benefícios Sociais, Dariani Gonçalves; a gerente da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Luizyland Lima; o gerente de Sistemas Operacionais, Samuel Bezerra, além de colaboradores da Urban95.

Desde o ano passado, Sobral passou a fazer parte da rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard van-Leer, em parceria com instituições diversas. O trabalho com a Urban95 visa tornar a cidade de Sobral cada vez mais acessível e acolhedora para as crianças na primeira infância, partindo do princípio de que uma cidade boa para uma criança de 95 cm (aproximadamente, a altura média de uma criança de 3 anos) é uma cidade boa para todos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral/Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social
Jornalista responsável: Marcos Araújo (MTB 3837/CE)
Contato: (88) 99208-3794

Facebook