Representantes dos conselhos municipais ligados à Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) participaram, nesta quinta-feira (10/03), de uma formação sobre controle social e técnicas administrativas. O encontro virtual contou com a participação de gestores e secretárias executivas de seis conselhos municipais.

Organizada pela Coordenadoria de Articulação Intersetorial da Sedhas, com apoio da Célula de Educação Permanente, a formação foi conduzida pela secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), Dalila Rodrigues, que apresentou conceitos técnicos e administrativos, e por Mariana Reis, conselheira do CEDI, que trouxe aspectos gerais sobre controle social e políticas públicas.

A secretária executiva da Sedhas, Emanuelle Carneiro, participou da abertura do encontro, ocasião em que enfatizou a importância do processo para os órgãos do controle social.

Dentro do planejamento estratégico da Sedhas, o controle social, ou seja, a participação da população e das organizações sociais na formulação das políticas públicas, é uma das quatro áreas prioritárias para a gestão. Entre os objetivos estratégicos da Sedhas para o período de 2022 a 2025, está a discussão sobre reformulação da legislação para ampliar a participação dos usuários das políticas públicas nos órgãos.

A Sedhas tem seis conselhos municipais ligados à sua estrutura: Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Sobral (CMDHS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral (CMDPDS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Informações sobre os órgãos, tais como legislações, regimentos, membros titulares e suplentes, podem ser encontradas no Portal da Transparência da Prefeitura de Sobral: