Com a presença da vice-prefeita Christianne Coelho e da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, a equipe do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Sobral realizou, nesta quinta-feira (26/01), na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, o I Fórum de Planejamento Participativo em Segurança Alimentar e Nutricional de Sobral.
O evento teve como objetivo construir com a sociedade civil e o poder público o planejamento anual do Consea, um colegiado municipal criado em 2003, cujo propósito é assessorar o poder público nas ações de segurança alimentar e nutricional. O Consea é composto por 15 assentos, sendo 10 da sociedade civil e cinco do poder público. O órgão está ligado à estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas).
Na abertura, o presidente do Consea, João Batista, desejou boas-vindas e agradeceu aos presentes pela participação. A vice-prefeita, Christianne Coelho, durante a fala de abertura, destacou a importância do encontro. "Quero parabenizar o Consea por estar articulando este momento e parabenizar também pela resistência, frente ao desmonte das políticas e do controle social que houve no país nos últimos anos", afirmou.
A secretária Andrezza Coelho afirmou que o papel do colegiado é muito importante para o momento em que estamos vivenciando. "Neste momento, as políticas de segurança alimentar e nutricional estão sendo retomadas em nível nacional. Quero aqui registrar que estamos à disposição para colaborar com o colegiado na luta para garantir segurança alimentar aos sobralenses", afirmou. Andrezza parabenizou ainda os conselheiros e agradeceu por sua atuação voluntária e de interesse público.
Após a fala de abertura, a vice-presidente do Consea, Sara Felix, realizou a palestra magna sobre o tema. Também foi apresentada por Emídio Silva a experiência do Laboratório Urbano de Políticas Alimentares (Luppa), que está sendo articulada em Sobral pela Vice-Prefeitura.
O fórum teve ainda divisão da plenária em quatro grupos para apresentarem ações a serem realizadas pelo Conselho durante o ano de 2023.