A Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas e Promoção de Igualdade, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, promoveu, no sábado (08/10), na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, a primeira etapa da Oficina de Produção Audiovisual para a Promoção da Igualdade, tendo como objetivo apoiar as políticas públicas de igualdade racial, superação do racismo institucional, fortalecimento identitário do processo de autorreconhecimento étnico e enfrentamento ao racismo junto às juventudes.
A oficina está ocorrendo aos finais de semana em Sobral, durante os dias 7, 8, 14 e 15 de outubro. Participam da oficina adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, representantes de projetos sociais, povos de terreiros, comunidade LGBTQIAP+ e população negra.
Segundo o coordenador dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva, “essa ação é muito importante como preparativos de construção para a Semana da Igualdade Racial e de Consciência Negra a ser realizada em Sobral este ano, com vistas a uma Sobral sem racismo”.
Encerrando a oficina, os participantes farão um experimento em audiovisual, com criação, roteirização, direção e edição coletivas. Além da formação técnica, os jovens e adolescentes recebem alimentação e, ao final, uma certificação.