Foi realizada, nesta quarta-feira (08/05), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro de Formação Humana Padre Ibiapina (Ceprohpi), no Sumaré. Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, o objetivo foi apontar as prioridades para as políticas em âmbito municipal, estadual e federal, além de avaliar as ações governamentais voltadas para a pessoa idosa na Assistência Social, Educação, Saúde, Transportes, Cultura, Mobilidade, dentre outros. O evento teve participação de cerca de 120 profissionais e usuários de políticas públicas e de grupos de organizações sociais.

A vice-prefeita, Christianne Coelho, participou da abertura do evento e destacou a importância das políticas para o envelhecimento saudável. “Ainda nesta gestão, deverá ser construído um Centro Dia para a pessoa idosa, no bairro Sumaré, que já está garantido”, afirmou. O Centro Dia será uma unidade ligada à estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e está em processo de licitação.

Pela manhã, o evento prosseguiu com palestra sobre o tema, proferida pelo Dr. Hiroke Shankai, geriatra que atuou na rede municipal de Saúde de Sobral. Pela tarde, a Plenária se dividiu em eixos de trabalho para discutir e avaliar as políticas e eleger prioridades a serem apresentadas para a Conferência Estadual, que será realizada entre 8 e 9 de agosto.