Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Foi realizada, na noite desta quinta-feira (21/09), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a entrega do XI Selo de Acessibilidade de Sobral. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a participação de pessoas com deficiência e seus familiares, profissionais que atuam com o tema, servidores e gestores públicos e de representações dos agraciados.

Na abertura, o grupo Samba Apaeano realizou apresentação musical e animou todos os presentes. Em seguida, foi composta mesa com a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho; Eduarda Albuquerque, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Carmem Soares, vice-presidente da APAE de Sobral; Chiquinho Silva, coordenador dos Direitos Humanos; Luís Diego, presidente da associação dos Surdos de Sobral (Assol) e conselheiro do CMDPDS; e professor Vicente, que representou a vice-prefeita Christianne Coelho.

A secretária Andrezza Coelho destacou em sua fala os serviços prestados pela Sedhas à comunidade das pessoas com deficiência e parabenizou os agraciados com o Selo. Além disso, lembrou que "o Selo, como iniciativa do Conselho (CMDPDS), vem sendo entregue desde 2011 e cada um que já foi entregue representa uma semente plantada na busca por mais acessibilidade".

Já a presidente do CMDPDS, Eduarda Albuquerque, destacou a importância do momento. "O nosso objetivo é incentivar empresas a se preocuparem com a inclusão da pessoa com deficiência em seus espaços e ver que essa causa pertence a todos".

Em seguida, foi realizado um momento de exposição com Rafael Machado, auxiliar de software da Dell, e com Michelle Guedes, professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os dois são surdos e são casados. Eles contaram suas experiências e destacaram a importância da Libras para a comunidade surda. Comunicando-se em Libras, ambos foram traduzidos por intérpretes. O evento contou com esses profissionais que tanto traduzem o Português para Libras, para que haja comunicação com os surdos; quanto também traduzem a linguagem dos surdos em Libras para o Português, a fim de que haja comunicação.

Facebook