Foi realizada, nesta quarta-feira (25/08), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sobral. O evento contou com a presença da vice-prefeita Christianne Coelho, da secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho, da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Célia Melo, além de representações da Câmara Municipal de Sobral, de instituições sociais, secretarias e de conselheiros municipais.
Com transmissão pelo facebook da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), o evento teve início com apresentação cultural da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sobral. Em seguida, houve composição da mesa com falas da vice-prefeita Christianne Coelho, da secretária Andrezza Coelho e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luizyland Bandeira, dentre outros.
A vice-prefeita Christianne Coelho também destacou em sua fala a importância da política. "Por meio desta política, chegamos a muitas pessoas, e, de forma inclusiva, já que o nosso município pensa, de forma plural, a qualidade de vida das pessoas, com respeito à cidadania, com respeito às diferenças", afirmou.
A secretária Andrezza Coelho destacou os esforços para realização do evento. "Quando o Conselho me procurou pela primeira vez para a realização da conferência, eu falei: 'estamos na pandemia, como será isso?' E agora, veja, estamos aqui nesta sala virtual, debatendo. Parabenizo a equipe do Conselho, na pessoa da presidente Luizyland Bandeira, e a equipe da Sedhas, pelo esforço conjunto para a realização do evento".
"É uma grande oportunidade para reafirmarmos a política de Assistência Social como pacto federativo, nas três esferas de governo: União, estado e município, pois uma grande rede de proteção social vem sendo desenhada dentro desta política", afirmou a presidente do CMAS, Luizyland Bandeira.
A palestra magna foi proferida pela presidente do Ceas, Célia Melo, que destacou o panorama atual da política, as dificuldades de financiamento para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os desafios para garantir proteção social. Após a palestra, o grupo foi dividido em cinco eixos para escolher propostas de melhorias da política para o município, estado e União. As propostas foram colhidas nas pré-conferências, que foram realizadas na semana de 16 a 20 de agosto, nos seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).
Também foram escolhidos delegados para a 14ª Conferência Estadual, que será realizada em 31 de outubro. São três representantes do poder público e três da sociedade civil, com seus suplentes, que terão a missão de defender as propostas de Sobral na etapa estadual.