O programa Criança Feliz, apesar do período de pandemia causada pelo novo coronavírus, continua oferecendo estímulos para o desenvolvimento de crianças e gestantes do município. Os beneficiários (gestantes, crianças de 0 a 3 anos do Programa Bolsa Família e crianças de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada) são atendidos mediante visitas domiciliares, onde é aplicado o método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança), cedido pelo Unicef e pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). Cada visita tem duração de 45 minutos, divididos em três momentos: escuta da família, estimulação através de atividades lúdicas e avaliação da visita junto a família.
Com o início da pandemia, as famílias beneficiárias passaram a ser atendidas mediante canal remoto (uma espécie de “visita domiciliar virtual”), com adequação do método CDC para a nova realidade. Diante do quadro que se apresenta desafiador devido à contaminação pelo novo coronavírus, o programa precisou adaptar sua atuação para seguir acompanhando as famílias. Assim foram feitas adequações para orientação das mesmas e pactuação com as famílias para devolução das atividades sugeridas pelas visitadoras domiciliares por meio de vídeos, fotografias, dentre outros. As atividades sugeridas são elaboradas de acordo com a faixa etária da criança e as famílias recebem ainda cards e vídeos enviados pelo Ministério da Cidadania (MC) com temáticas diversas sobre cuidados no período de crise.
Premiações
Em dezembro de 2020, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), certificou o município de Sobral com certificado dourado pela qualidade do trabalho realizado em prol da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas). A premiação foi anunciada durante o Seminário Estadual de Avaliação 2020 e Planejamento 2021 do programa. De acordo com o Governo do Estado, o certificado dourado significa que o município teve “comprometimento integral e efetivo com o programa”.
O “Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia”, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Fundação Bernard van Leer, também reconheceu o trabalho de 29 visitadores cearenses, entre os quais, duas visitadoras de Sobral. A organização do prêmio recebeu relatos de experiências de todo o país, escolhendo 100 para premiar.
Adesão ao programa
O município de Sobral aderiu ao Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz em fevereiro de 2017, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância e fortalecer o vínculo afetivo entre cuidador (pais, familiares, vizinhos, entre outros) e a criança. O programa foi instituído a partir do Decreto Nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, tendo como base o Marco Legal da Primeira Infância (Decreto nº 13.257/2016).
O Programa Criança Feliz atende atualmente 750 beneficiários distribuídos nos territórios dos seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município. A equipe é composta por um coordenador, duas supervisoras e 25 visitadoras domiciliares, que realizam o acompanhamento ao público do programa.