A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), está realizando a V Semana da Diversidade Sexual. As atividades tiveram inicio no dia 29 de agosto e prosseguem até 4 de setembro, com foco em ações de educação permanente sobre a comunidade LGBTQIA+ e nos avanços e lutas por direitos das comunidades trans e travesti.

O Núcleo da Diversidade Sexual da Coordenadoria dos Direitos Humanos coordena a agenda da semana. A ação é realizada em parceria com o "Ceará de Todes", campanha da diversidade realizada pelo Governo do Ceará; e com apoio do Fórum Sobralense de Discussão sobre Gênero e Diversidade (Fogen), da organização Mães pela Diversidade, Associação Transmasculina do Ceará (Atransce) e vereador Igor Bezerra.

"Teremos ações descentralizadas, rodas de conversa e escuta qualificada da nossa população. Um encontro muito importante que será a construção da mandala da saúde integral da população trans e travesti. Esperamos por vocês", afirma o supervisor do Núcleo da Diversidade Sexual, da Coordenadoria dos Direitos Humanos, Rogers Sabóia.

As ações têm parceria também com o gabinete da vice-prefeita, por meio do Centro de Referência da Mulher Ana Soraia Silva Galdino, e com diversas secretarias municipais.

29/08 – Domingo
Sarau da Gentileza
Local: Margem Esquerda do Rio Acaraú.

30/08 – Segunda
Live de abertura
Youtube da Sedhas Sobral e página do facebook do Fogen (/fogensobral).

31/08 – Terça
Roda de conversa virtual com estudantes da Escola Ayres de Sousa, do distrito de Jaibaras
9h20
Reunião virtual

Pacto pela política de atendimento e acolhimento de mulheres trans e travestis
no Centro de Referência da Mulher, com a participação da Associação Mães
pela Diversidade
13h30
Local: Centro de Referência da Mulher.

Audiência Pública sobre Violências contra LGBT’s no Estado do Ceará
17h30
Local: Câmara de Vereadores de Sobral

01/09 – Quarta
Rodas de conversa nos territórios
Local: CSF Terrenos Novos

Estação da Juventude Novo Recanto

02/09 – Quinta
Translive em parceria com a RedeTrans Brasil. Participação: Samilla Marques
Facebook: (/fogensobral)

03/09 – Sexta
Seminário: Sexualidade, Gênero e Etnia
8h30
Local: Auditório da Defensoria Pública (Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, 1200, Dom Expedito)

Construção da mandala da saúde das mulheres trans e travestis.
13h30
Local: Auditório do CEREST (Rua Anahid de Andrade, 373, Centro)

04/09 – Sábado
Sarau da Gentileza
Local: Praça do bairro Renato Parente.