A Prefeitura de Sobral participa da campanha nacional “Proteção Social para Acabar com o Trabalho Infantil”, lançada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) de Sobral promoverá uma programação especial sobre o tema, de 13 a 29 de junho, com rodas de conversa nos Cras e encontros de adolescentes e responsáveis acompanhados em medida socioeducativa sobre a campanha de combate ao trabalho infantil no Creas.
Segundo informações do site da campanha nacional, “embora tenha ocorrido uma redução significativa do trabalho infantil nas últimas duas décadas, o progresso diminuiu ao longo do tempo e basicamente estagnou entre 2016 e 2020. [...] No Brasil, cerca de R$ 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil em 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desses, 706 mil (45,9%) estavam em ocupações consideradas como piores formas de trabalho infantil” (site FNPETI).
PROGRAMAÇÃO:
13 de junho (segunda-feira)
8h30 - Roda de Conversa sobre combate ao trabalho infantil com o público do SCFV
Local: Cras Dom José
14 de junho (terça-feira)
14h - Roda de Conversa sobre combate ao trabalho infantil com o público do SCFV
Local: Cras Aracatiaçu
20 de junho (segunda-feira)
13h30 - Roda de Conversa sobre combate ao trabalho infantil com o público do SCFV Local: Cras Irmã Oswalda
22 de junho (quarta-feira)
14h - Encontro de adolescentes e responsáveis acompanhados em medida socioeducativa sobre a campanha de combate ao trabalho infantil.
Local: Creas
29 de junho (quarta-feira)
14h - Encontro de adolescentes e responsáveis acompanhados em medida socioeducativa sobre a campanha de combate ao trabalho infantil.
Local: Creas