A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Nesta quarta-feira (31/03), a Prefeitura de Sobral aplicou a primeira dose da vacina contra o coronavírus em moradores da comunidade quilombola de Jardim, no distrito de Patriarca. Os quilombolas, assim como os índios, estão inclusos no Plano Nacional de Imunização. Ao todo, 11 membros da comunidade receberam o imunizante da Oxford/Astrazeneca e devem tomar a segunda dose em 12 semanas.

“A minha maior alegria é estar sendo vacinada, pois por conta da doença, todos precisamos. Nós já estamos tomando [a vacina], mas agora vamos lutar também para que todos também tenham o direito de tomar”, afirma Francisca Maria, liderança da comunidade.

Segundo o coordenador dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Chiquinho Silva, “o processo de imunização para os quilombolas é um marco histórico para a comunidade. A vacina salva vidas e aqui temos o compromisso das secretarias da Saúde e da Sedhas no reconhecimento de um direito desta comunidade. É uma conquista do movimento quilombola do Ceará, da Cerquice [Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará], da Conaq [Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas] e, sobretudo, da gestão municipal de Sobral que desde 2017 vem acompanhando todo o processo de autoafirmação da identidade quilombola da comunidade de Jardim”.

A ação foi realizada pela Secretaria da Saúde e acompanhada pela Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), que vem acompanhando e assessorando o processo de autorreconhecimento da comunidade, por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos.

Instagram

A Rádio FM Assembleia, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) destacou, na edição do jornal "Notícias do Ceará", desta segunda-feira (18/10), a aprovação e sanção da lei que cria a política de higiene íntima de Sobral. A secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho, comentou o tema: #HigieneIntima #PobrezaMenstrual #Sobral

No “Fala, cidadão” desta segunda-feira (18/10), o depoimento é da empresária e psicopedagoga Enajer Maciel, que utilizou o serviço de emissão de RG em domicílio para seu filho. A equipe da Célula da Inserção Social, da Secretaria da Segurança Cidadã (@falasesecsobral), realiza atendimento externo para pessoas com dificuldade de locomoção, causada pela idade avançada, deficiência, doença ou internamento hospitalar, por exemplo. O atendimento é feito por agendamento, por meio do telefone (88) 9.8802-5007 (Célula da Inserção Social). Posteriormente, após análise de documentos, é marcada a ida da equipe até a residência do requerente para a coleta das impressões digitais e demais informações.

Mais dignidade para meninas que estudam na rede pública, mulheres, pessoas trans e não-binárias. O prefeito Ivo Gomes sancionou lei, de autoria do Executivo, que cria a política municipal de higiene íntima. A lei visa combater a pobreza menstrual, garantindo absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e informação correta para cuidados com a saúde, por meio de campanhas educativas. Quer saber mais? Acesse: sobral.ce.gov.br #sobral #PobrezaMenstrual #HigieneIntima #pracegover Desenho representando um absorvente, em fundo roso. O título da matéria diz: "Higiene íntima - Sancionada lei municipal que garante absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade". Abaixo, a logomarca da Prefeitura, com assinatura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

O Ocupa Cras é uma iniciativa da Assistência Social de Sobral para fortalecer o trabalho desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), através da musicalização, das atividades físicas, da dança, dentre outras linguagens e expressões culturais. Com o projeto, o município passou a contratar educadores sociais para realizarem atividades como: grupos de ritmos, aulas de música, escolinha de futsal, dentre outras. As ações já estão sendo realizadas nas seis unidades do Cras do município. Quer participar? Procure o Cras do seu território. #AssistenciaSocial #Cras #Musicalizacao #AtividadeFisica #PraCegoVer Fotografia de um grupo de dança, com facilitação por um educador social da equipe do Ocupa Cras, no salão do Ceprohpi, no bairro Sumaré. O título diz: "Ocupa Cras oferece atividades artísticas e esportivas nos seus territórios de atuação". Na base, a logomarca da Prefeitura, com assinatura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

No "Gente que faz Sobral acontecer" deste domingo (17/10), vamos conhecer um pouco das trajetórias dos guardas civis municipais Gerardo e Yvitson de Souza, pai e filho. Histórias que tem como modelo o respeito e o amor na missão de servir à população sobralense. Vem conhecer!