Por ocasião do dia municipal do cigano (24/05), a Prefeitura de Sobral realiza a VI Semana Municipal dos Povos Ciganos, de 21 a 24 de maio. A ação é realizada conjuntamente com o Instituto Cigano do Brasil (ICB) e com o Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Coordenada pela Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), por meio do Núcleo da Igualdade Racial da Coordenadoria dos Direitos Humanos, a semana tem como tema “Fortalecer nossa história na luta pelos nossos direitos, como povos e comunidades tradicionais” e lema: “Lutar por nossos direitos é reafirmar nossa identidade”.

Programação:
Sábado (21/05)
18h - Participação em celebração de homenagem à Padroeira dos Povos Ciganos, Santa Sara Kali
Local: Paróquia do Sumaré

Domingo (22/05)
9h - Campeonato de futebol

Segunda-feira (23/05)
Manhã - Participação em programas de rádio

Tarde - Ação de Educação em Saúde para povos ciganos

15h - Oficinas de Promoção em Saúde para comunidades tradicionais com equipes do Centro de Saúde da Família do Distrito de Jaibaras.
Local: Fazenda Joelma

15h - Oficinas de Promoção em Saúde para comunidades tradicionais com equipes do Centro de Saúde da Família Cleide Cavalcante de Sales - Bairro Sumaré.
Local: CSF do Sumaré

19h - Mesa-redonda “Povos Ciganos, Comunidades Tradicionais e o Ensino Superior: Possibilidades e desafios”
Local: Auditório do curso de Zootecnia - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Terça-feira (24/05)