A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) intensificou a abordagem para acolhimento social de pessoas em situação de rua.
A ação principal destina-se ao retorno às suas famílias (incluindo de outros municípios), e o contínuo trabalho de restauração de vínculos desenvolvido pelos profissionais da Sedhas. Outra ação que se agrega é a busca ativa e convencimento para os espaços de acolhimento.
Em articulação com paróquias, casas de recuperação, comunidades terapêuticas, associações ,unidades escolares e unidades de saúde, a Sedhas estruturou espaços acompanhados por profissionais do sistema de proteção, destinando a cada espaço itens de limpeza, higienização e a garantia de 4 refeições/dia.
A Sedhas também ampliou a equipe de abordagem sob a coordenação do Centro Pop, que estuda o contexto dos diversos grupos de pessoas em situação de rua e consolida estratégias de abordagem, acolhimento e acompanhamento.
A equipe de abordagem atua em períodos diurno e noturno todos os dias. Uma campanha de doação de itens de alimentos, limpeza, higiene pessoal está funcionando no centro de convenções coma coordenadoria dos Direitos Humanos que tem, entre outros objetivos, auxiliar as instituições e famílias que acolhem o público em questão. Quem desejar doar pode entrar em contato através do telefone (88) 9 9800-4577.
A estratégia tem apresentado efeito positivo: no final de fevereiro, tínhamos 82 pessoas em situação de rua. Hoje 69, ou retornaram as suas famílias ou estão nos acolhimentos temporários ou casas de recuperação:
- SAFS - 18;
- Escola José da Mata- 17;
- Casa Belém- 07;
- Instituto Reviver - 05;
- Retorno Familiar- Sobral 16;
- Retorno Familiar em outros municípios - 06; (01 Paraíba, 01 Morrinhos, 01 Moraujo, 02 Fortaleza, 01 Teresina).
Outras informações: (88) 3611-8236 (Centro Pop)