Junto com a vice-governadora, Izolda Cela, com a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, com a equipe do Pacto por um Ceará Pacífico, e com a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral, Andrezza Coelho, o prefeito Ivo Gomes definiu, em reunião virtual nesta segunda-feira (19/07), os últimos detalhes para implantação do projeto “Virando o jogo em Sobral”.

De acordo com o prefeito, o projeto, que já deverá ser lançado em agosto, vai atender adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e de risco à violência, oferecendo oportunidades de qualificação profissional, promovendo a reinserção escolar deles e fortalecendo seus vínculos familiares e comunitários.

“Um dos focos da minha gestão é a juventude e continuarei trabalhando por ela até o último dia do meu mandato”, destacou Ivo Gomes, acrescentando que os adolescentes e jovens atendidos pelo projeto deverão receber uma bolsa condicionada à participação nas atividades do projeto.

Conforme a secretária Andrezza Coelho, que mapeou todos os beneficiários do “Virando o jogo”, o projeto é uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Sobral, Corpo de Bombeiros, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A gestão do prefeito Ivo Gomes obteve a maior nota no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM). A avaliação foi elaborada a partir de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) e o Anuário do Ceará, cuja edição 2021-2022 será lançada nesta segunda-feira (27/09), a partir das 18h, pelo portal e pelas redes sociais do jornal O POVO.

No "Gente que faz Sobral acontecer" deste domingo (26/09), vamos conhecer a história da profissional de Educação Física Pâmela Nara, jovem que iniciou sua trajetória dando aulas de Street Dance nas comunidades de Sobral. Além da representatividade LGBTQIA+, Pâmela conta também sobre o seu protagonismo em movimentos periféricos e sua paixão em contribuir com o fortalecimento de políticas públicas para a juventude. Vem ver o close dessa história de muito talento e dedicação!

No "Conhecendo o SUAS" de hoje, vamos saber mais sobre o que é e como atua o sistema de Assistência Social do Brasil. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de política de Assistência Social vigente no país. Essa política tem ações definidas para a União, estados e municípios. Por exemplo, são funções da União legislar, normatizar, coordenar a política, enviar recursos aos estados e municípios. Já o município tem a função de executar a política, realizar o atendimento e a inclusão das famílias nos serviços, dentre outras. Tanto na União, quanto nos estados e municípios, há o Conselho de Assistência Social, órgão que é composto paritariamente, ou seja, por metade de representantes do governo e metade de representantes da sociedade civil. O Conselho tem a função de fiscalizar e propor políticas na área de Assistência Social. O SUAS é responsável por garantir a proteção social a você, à sua família e à sua comunidade por meio de serviços continuados, benefícios, programas e projetos. A Assistência Social tem uma rede de unidades públicas, que realizam atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, dentre outros. O atendimento é feito por profissionais que acolhem demandas das pessoas e de suas famílias e atuam na efetivação da política para a melhoria das condições de vida e dos relacionamentos, da viabilização do acesso aos benefícios, de ações de inclusão social e de articulação com as demais políticas públicas do município, dentre outras. #sobral #AssistenciaSocial #suas #pracegover Card dividido horizontalmente em dois retângulos, um azul escuro e um mais claro. No topo, à esquerda, está escrito o nome do quadro "Conhecendo o SUAS". Logo em seguida, a temática de hoje: "Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". Abaixo, a logomarca do Sistema, que é composta por uma esfera quse completa na cor verde escura, com dois bonequinhos laranja no topo, a sigla SUAS em letras grandes brancas, com o nome do sistema abaixo. Na base, a logomarca da Prefeitura, com assinatura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

No “Sobral é Agora” desta semana, o coordenador do Esporte e Lazer, Rafael Moreira, apresenta as obras de reforma e urbanização da quadra poliesportiva do bairro Junco. Com uma área total de 2.992 metros quadrados, o projeto inclui reforma completa da estrutura e substituição das telhas em alumínio, arquibancada, iluminação em LED, recuperação e pintura do piso. Com as obras concluídas, os jovens do bairro terão mais um equipamento importante de esporte e lazer no município. Confira como vai ficar da hora esse espaço esportivo!