A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), realizou, nesta segunda-feira (30/05), uma live sobre parentalidade positiva e prevenção da violência na primeira infância. Transmitida pelo canal da Secretaria da Educação no Youtube, o evento teve mediação do supervisor do Núcleo da Primeira Infância da Sedhas, Paulo Guimarães, com a participação do presidente do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância de Sobral (Cipis), João Campos.

A palestra foi proferida pela professora Maria Beatriz Linhares, psicóloga, professora associada sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Sua palestra abordou os temas: primeira infância, parentalidade positiva, violência contra as crianças, programas de parentalidade e suas caracterizações.

“Um convite que faço para aqueles que estão certamente convencidos da importância do tema é: compartilhem, tragam pessoas que possam nos ajudar nesta tarefa coletiva de proteção à criança. Nós temos, uma infância de muitas adversidades e quando falo que, independente do local, da região e nível socioeconômico, essas questões aqui trazidas estão presentes, podendo ser mais intensas, mas os problemas são iguais. Então, olhem para a parentalidade, olhem para a prevenção de violência, contribuam, mesmo que seja uma contribuição pequena do setor que vocês estiverem, ela será muito bem vinda”, afirmou a convidada.

Com uma programação diversificada, a XII Semana do Bebê tem como tema “Sobral Cidade da Criança: todos juntos pela primeira infância” e está sendo realizada entre 28 de maio a 3 de junho, em formato híbrido (presencial e online).

Ações territoriais nos Cras

Também nesta segunda-feira (30/05), os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) iniciaram as atividades nos territórios. Em parceria com os Centros de Educação Infantil (CEI) Dona Oneide Pessoa Dias (Dom José) e Maria Menezes Cristino (Padre Palhano), o Cras Dom José realizou rodas de conversas sobre o tema “Meu Território, Minha Família: lugar de proteção e afeto”, com o objetivo de proporcionar diálogos com os cuidadores sobre parentalidade positiva.

Já o Cras Regina Justa (Vila União), em parceria com o CEI Domingos Olímpio, realizou uma ação intersetorial. Intitulada “Estações do brincar e do cuidado”, a atividade contou com a participação da equipe do Cras que realizou uma contação de histórias lúdicas cantadas para os alunos de zero a seis anos da unidade escolar.

O Cras Aracatiaçu, em parceria com o Centro de Saúde da Família (CSF) de Aracatiaçu e Casa do Cidadão, realizou o evento “Incluir para garantir”, com o objetivo de promover atualização cadastral das famílias e inclusão de crianças no Cadastro Único. Durante a sala de espera, as famílias puderam participar de roda de conversa sobre a importância das boas práticas de alimentação saudável na gestação e na primeira infância. O público alvo da ação foram gestantes e mães com crianças na primeira infância.

A programação incluiu ainda a participação da gerente da Proteção Social Básica, Flávia Pontes, e do supervisor do Núcleo da Primeira Infância, Paulo Guimarães, no programa Cidade 97, com Hernane Linhares e Tony José, na rádio Voz FM. A ação enfocou a divulgação das atividades nos territórios.

Criada pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de ação intersetorial, que reúne as principais políticas públicas municipais em favor da primeira infância. Em sua XII edição, a ação é coordenada pelo gabinete da Vice-Prefeita, com o apoio das secretarias municipais dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas); da Educação (SME); da Saúde (SMS); da Cultura e Turismo (Secult); da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel); e do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma).