Foi realizado, na tarde desta quinta-feira (23/09), o lançamento do Jogo de Trajetórias e Vulnerabilidades das Juventudes, tecnologia social desenvolvida pela Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGPPV), da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas). O evento foi realizado na Casa da Cultura e contou com presença das secretárias Andrezza Coelho (Sedhas), Marília Lima (Urbanismo e Meio Ambiente) e Emanuela Leite (Segurança Cidadã), e do secretário da Educação, Herbert Lima.

A secretária Andrezza Coelho destacou a importância da disseminação do jogo e também agradeceu a presença dos secretários. "Esperamos que em breve o jogo seja jogado nas escolas, nas equipes de vocês [nas secretarias], enfim, que ele seja disseminado nos espaços", afirmou.

"O jogo foi criado por várias mãos na UGP. A identididade visual foi pensada para trazer uma conexão do território com as políticas públicas e também da juventude com essas políticas", afirmou Diego Clementino, articulador de Juventudes da UGPPV e responsável pela arte do jogo.

O JOGO

O jogo de Trajetórias utiliza um tabuleiro, com dados, com oito jogadores: cada jogador representa uma trajetória de uma pessoa, levando em conta local de moradia, gênero e etnia. O dado define o total de casas que o jogador anda a cada jogada, mas o jogo leva em conta também os aspectos subjetivos. Com o lançamento, a tecnologia social fica disponível para ser utilizada em escolas, equipes de gestão e em outros órgãos públicos.

O objetivo é levar os participantes a refletir sobre como certos acontecimentos podem impactar, de forma diferente, na vida de meninos e meninas, dependendo de seu local de origem e de sua etnia.