O Fórum das Entidades, que irão compor os assentos da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi realizado na sexta-feira (24/05), no auditório do Centro de Referência em Saúde do trabalhador (Cerest). Na ocasião, as instituições votaram e elegeram a Sociedade de Assistência à Família Sobralense (Safs), o Instituto Teias da Juventude (ITJ), Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Instituto Belém e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Sobral).

Segundo a presidente do CMDCA, Savanya Shell de Oliveira, "o Fórum é realizado, bienalmente. As cinco entidades vão começar a atuar na nova mesa diretora, que deve ser eleita nos próximos dias".

Criado pela Lei Municipal 239/1999, o CMDCA é o colegiado responsável por deliberar, fiscalizar e formular as políticas para a criança e o adolescente, inclusive sobre o Conselho Tutelar. É composto por cinco representantes titulares de secretarias municipais e seus suplentes, indicados pela gestão municipal; e cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, indicados pelas organizações sociais, eleitas em fórum próprio. O mandato é de dois anos.