Neste domingo (18/04), o coordenador dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Chiquinho Silva, acompanhou o recebimento de dois mil alevinos de tilápia, na comunidade cigana de Joelma (BR 222). A doação foi feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Instituto Cigano do Brasil (ICB).
Na ocasião, o coordenador Chiquinho Silva foi recebido pelos ciganos Mayke e Marcelo, que fizeram reivindicações para a comunidade tradicional. O coordenador reforçou o compromisso da gestão com a defesa dos direitos sociais e humanos dos povos ciganos; e falou da importância do peixamento do açude, para garantir segurança alimentar e geração de renda às famílias.
Segundo Chiquinho, “o presidente do ICB, o cigano Rogério Ribeiro, e o vice-presidente, Paulo Cigano, se reuniram em 2019 com os técnicos do Governo do Estado e, na ocasião, apresentaram algumas demandas, dentre elas, a distribuição de alevinos para as comunidades”.