Na noite desta quarta-feira (28/06), aconteceu, em frente ao Theatro São João, o lançamento da Campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia, com a participação das secretárias estaduais Mitchelle Meira (Diversidade) e Zelma Madeira (Igualdade Racial); e das secretárias municipais Andrezza Coelho (Direitos Humanos e da Assistência Social) e Letícia Reichel (Saúde).
O evento contou com apresentações culturais de grupos e movimentos LGBTQIAPN+, momento no qual a rainha junina da diversidade, Islândia Nara, realizou uma apresentação solo. Houve ainda apresentação de performance de street dance, da Casa Vogue e recital poético.
"A campanha foi lançada na semana passada, em Fortaleza, com membros do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e hoje, estamos com o primeiro lançamento em uma cidade do interior, uma cidade tão importante para nós quanto é Sobral. Isso é importante porque não é só dizer [a LGBTfobia] é crime, tem que prender: precisamos fazer também o processo educativo", destacou a secretária Mitchelle Meira.
Já a secretária Andrezza Coelho falou sobre a importância do momento, a construção coletiva com a comunidade LGBTQIAPN+ e a participação dos servidores municipais das secretarias. "Estava lembrando da fala do defensor Igor Barreto em um evento que fizemos pela manhã com a secretária Zelma Madeira e as forças de segurança, sobre o quanto não basta não ser racista, mas é preciso ser antirracista. E baseada nisso, digo também: não basta não termos preconceito, precisamos lutar juntos contra a LGBTfobia", afirmou.
Participaram ainda o vereador Sávio Baiá; o coordenador dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva; a servidora da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e militante LGBTQIAPN+, Pâmela Nara; o supervisor do Núcleo da Diversidade Sexual, Rogers Saboia; além de representantes do Mães da Resistência; e servidores da Secretaria da Segurança Cidadã e da Cultura e Turismo (Secult), dentre outros. A estrutura e o espaço foram organizados e oferecidos pela Secult.