Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Os territórios dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) tiveram mais um dia de ações intersetoriais da XII Semana do Bebê de Sobral, nesta quarta-feira (01/06). Foram realizados ensaio fotográfico para gestantes, atividades lúdicas e recreativas para as crianças, promoção da saúde bucal e roda de conversa sobre parentalidade positiva, direito das crianças e hábitos saudáveis.

Em parceria com a fotógrafa Rogelaine Macedo, escolas, Centros de Educação Infantil, o Centro de Saúde da Família Inácio Rodrigues Lima (Pedro Mendes Carneiro) e o Cras Regina Justa promoveram um ensaio fotográfico intitulado “Quando você estava na minha barriga: book para gestantes”. Participaram do momento gestantes dos bairros Vila União, Nova Caiçara, José Euclides, Pedro Mendes e da localidade de Boqueirão. A ação também garantiu a inclusão e participação de mulheres das comunidades tradicionais quilombola e imigrantes pertencentes ao território de referência do Cras Regina Justa. A unidade planeja realizar uma exposição fotográfica em momento posterior.

O Cras Irmã Oswalda e a Escola Dinorah Ramos realizaram uma ação lúdica com crianças. A ação teve participação dos educadores do Ocupa Cras.

O Cras de Aracatiaçu, em parceria com a Estação da Juventude, realizou “A Praça é do Bebê”, na sede do distrito de Aracatiaçu. O evento teve contação de história e orientações sobre saúde bucal com profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc); mini circuitos com profissionais da Estação da Juventude; pintura em tela; resgate de brincadeiras antigas; músicas infantis e pula-pula. No distrito de Patriarca, na Escola Pery Frota, o Cras realizou ação com o tema “Crescendo com direitos, segurança e proteção”.

O Cras Jaibaras encerrou sua programação da Semana com famílias usuárias dos serviços e programas desenvolvidos pela unidade. Foi realizado um momento de integração e de afetividade dos cuidadores com as crianças, roda de conversa entre técnicos e cuidadoras sobre afetividade, além do apoio dos profissionais do Programa Criança Feliz e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nas atividades lúdicas com as crianças.

No distrito de São José do Torto, em parceria com a Escola Elpídio Ribeiro e CSF local, técnicas do Cras Jaibaras falaram sobre a parentalidade positiva e direitos assegurados para as crianças e famílias. Além disso, profissionais da Nutrição e da Educação Física falaram sobre práticas saudáveis para a saúde das crianças. A ação também contou com dinâmicas e atividades lúdicas.

Facebook