Foi realizada, na noite desta terça-feira (2/04), no Sobral Shopping, a abertura da IV Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. O evento, que vai até sábado (6/04), tem como tema "Autistas: sujeitos de desejos e de talentos".

"A gestão do prefeito Ivo Gomes vem atuando em diversas áreas, garantindo políticas públicas para as pessoas com TEA. Inclusive, aqui na Sedhas, nós emitimos a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Já entregamos 480 delas e vamos entregar mais 148 no próximo dia 4, na Casa da Cultura, como parte das ações da semana", destacou Emanuelle Carneiro, secretária em exercício dos Direitos Humanos e da Assistência Social. Na abertura, também houve fala das mães de autistas, representadas por Roberta, presidente da Associação Mães Atípicas da Serra do Rosário, e por Daniele Lima, do Grupo Mães Amigas; já Carla Saboia, gerente de marketing do Sobral Shopping, representou o estabelecimento.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda sobre o tema da semana com falas de três pessoas autistas adultas: Bruna Lima, graduanda em Jornalismo; Antônio Gutemberg, cirurgião-dentista; e Bernardo Ucker, auxiliar de Farmácia e estudante de Técnico em Enfermagem. Eles compartilharam suas histórias com o diagnóstico e com a convivência com o transtorno, sem se deixarem limitar pelas dificuldades. "O autismo não tem cura porque não é uma doença: a gente precisa compreender", afirmou Ellana Ribeiro, pediatra com atuação no tema e que mediou a roda de conversa.

A programação continua nesta quarta-feira (3/04), com ações em equipamentos públicos e nas organizações da sociedade civil.