Nesta terça-feira (14/02), aconteceu a abertura da XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), com apresentação de acolhida feita pelo Instituto Teias da Juventude (ITJ) e com mesa de abertura.
A mesa de abertura teve a participação da vice-prefeita Christianne Coelho; da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho; da juíza da Vara da Infância e Juventude, Kathelen Nicola; do vereador Igor Bezerra, da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal; de Flávia Pontes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e de Jackson Soares, do Coletivo Vila TN e CRAS Regina Justa, representando os jovens.
"O que vocês construírem nesta conferência servirá como indicativo para a gestão municipal. Temos muita alegria em ter saúde de qualidade, educação de qualidade, assistência social de qualidade, esporte, lazer, mas precisamos trabalhar em rede, na intersetorialidade", disse a vice-prefeita Christianne Coelho, que destacou ainda que Sobral continuou a fazer suas conferências nos últimos anos, apesar das dificuldades impostas pela pandemia.
Já a secretária Andrezza Coelho fez uma introdução ao tema da conferência, que trata dos desafios das políticas para crianças e adolescentes no contexto da pandemia. "No auge do seu período de desenvolvimento principal, as crianças precisaram ficar em casa por causa da pandemia. Então, temos uma geração inteira marcada por essa pandemia e cabe a nós correr atrás para reverter os prejuízos", afirmou.
A palestra magna sobre o tema foi proferida por Mônica Silan, ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Ela fez uma introdução aos eixos de discussão, chamando a atenção da plenária para pontos importantes a serem discutidos nos grupos no segundo dia.
O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sobral (CMDCA), órgão ligado à estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas). Os trabalhos continuam nesta quarta-feira (15/02), com trabalhos em grupos, apresentações na plenária, eleição de propostas e de delegados para as etapas regional, estadual e nacional.