Em evento no auditório do Paço Municipal, a Prefeitura de Sobral recebeu, nesta quinta-feira (28/03), o Encontro Regional de Apresentação e Discussão de Sugestões sobre Políticas para a Pessoa Idosa, que reuniu representações de 12 municípios da região: além de Sobral, Amontada, Bela Cruz, Crateús, Cruz, Groaíras, Ipu, Itapipoca, Meruoca, Santana do Acaraú, Tamboril e Tianguá.

Demandado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), o encontro contou com articulação local da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas). Secretários municipais, membros dos conselhos e profissionais que trabalham na Assistência Social compuseram as representações dos municípios presentes. De Sobral, participaram ainda servidores do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e do Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua, além de colaboradores do Sesc Sobral e do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, entidades que prestam serviços à pessoa idosa.

Cada município contou com tempo de cinco minutos para uma breve apresentação sobre suas políticas municipais. Em seguida, o plenário foi dividido em quatro grupos para discutir oito eixos temáticos relacionados à pessoa idosa e sua transversalidade: Conselhos e Fundos Municipais; rede de atendimento da Saúde; Educação; Assistência; Cultura, Esporte e Lazer; Relações Familiares e Comunitárias; Atendimento Previdenciário e Atendimento à Pessoa Idosa em Instituições de Longa Permanência (ILPI's); e Centro Dia e Família Acolhedora. Ao final, a plenária apresentou o resultado das discussões.

"Este encontro foi organizado a partir de um encontro estadual, promovido pela APDMCE no último dia 12 de março, em Fortaleza. Cada região do Estado realizou um encontro para discussão de propostas. O resumo das proposições será apresentado à APDMCE em relatório e discutido em evento posterior a ser marcado pela instituição. O encontro de hoje serviu também para aproximar os municípios, ao discutir suas potencialidades e desafios, além de eventuais espaços de colaboração regional", destaca Marcos Araújo, articulador dos Conselhos Municipais da Sedhas.