A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), realiza a "I Semana da Visibilidade Trans de Sobral - Entender é o primeiro passo", entre os dias 28 de janeiro a 1º de fevereiro. 

Programação
Dia 28/01 
Local: CODED-CED - Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Rua Iolanda P.C. Barreto, 317, Derby Clube)
Mesa "Transexualidade, Homoafetividade e Religiosidade – Deus me ama como eu sou?" 
Horário: 19h

Dia 29/01
Local: Praça de Cuba
Blitz preventiva (testagem rápida, distribuição de preservativos e lubrificantes e material informativo)
Local: Praça de Cuba
Horário: 8h30

Local: Boulevard do Arco
Caminhada da Visibilidade
Horário: 19h

Dia 30/01
Local: Auditório do IFCE (Av. Dr. Guarany, 317, Derby Club)
Seminário "Vidas Trans Importam: “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”
Horário: 8h

Local: Anfiteatro do Largo das Dores 
"Trans Sarau"
Horário: 20h30 

Dia 31/01
Local: Centro de Referência da Mulher Ana Soraia Silva Galdino (Av. Lúcia Sabóia, 215, Centro)
Dicas de moda: “As cores no universo Trans”.
Horário: 15h30

Dia 01/02
Local: Margem Esquerda (próximo ao Museu Madi) 
Aulão de defesa pessoal – Krav Magá
Vôlei feminino
Transfut
Horário: 9h

Inscrições AQUI

A vice-prefeita Christianne Coelho deu posse, na noite desta quinta-feira (16/01), aos 10 novos conselheiros tutelares de Sobral. O momento foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral e contou com a presença dos conselheiros suplentes, familiares e autoridades.

Christianne Coelho deu as boas-vindas e reforçou a importância do trabalho conjunto entre o Conselho Tutelar e a gestão municipal. "Nós buscamos parceria. Me coloco à disposição, o prefeito Ivo também, para trabalharmos juntos. Inclusive em momentos de formação, é importante que vocês conheçam toda a rede de assistência do município".

"Nós temos um grande desafio, talvez 80% dele esteja em uma tarefa que, nesta gestão do prefeito Ivo Gomes, já vem se constituindo, que é a criação de um novo modelo de governança para tratar aquilo em que os conselhos vão atuar exatamente: as fragilidades, as questões mais complexas da nossa infância e juventude", disse o secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Julio Cesar Alexandre.

Pela primeira vez, foram eleitos dez membros para o colegiado. O prefeito Ivo Gomes sancionou, em abril de 2019, a lei que criou o segundo Conselho do município e que redesenha sua organização e funcionamento no município.

Por meio da parceria entre o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), unidade ligada à Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cecy Cialdini, foi realizada, na terça-feira (19/11), a certificação de Nível Médio de Claiane Lara Silva França, pessoa em situação de rua acompanhada pela unidade.   

“O Centro Pop agradece a parceria construída e deseja que outras pessoas, independente da situação de vulnerabilidade, despertem o interesse e sintam-se fortalecidas em continuar os estudos, pois a educação é a ferramenta para construirmos um mundo melhor”, afirmou o coordenador do Centro Pop, Ricardo José da Silva.

Criado em 2014, o Centro Pop é a unidade municipal responsável por acompanhar pessoas em situação de rua. Além do atendimento básico de demandas como alimentação e cuidados básicos de higiene, o equipamento encaminha os usuários para outras políticas públicas. A unidade funciona na Avenida Dom José, 2.139, Centro.

A Unidade de Gerenciamento de Projetos de Regularização Fundiária Urbana e Rural (UGPRFUR), ligada à Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), recebeu nesta terça-feira (26/11) a visita de servidores públicos do município de Itapipoca, que vieram conhecer o trabalho desenvolvido em Sobral na área de regularização fundiária.

Segundo o coordenador da UGPRFUR, Antonio Aragão Pontes, “os servidores vieram entender como funciona o nosso trabalho para implantar uma equipe de regularização fundiária em Itapipoca. Eles se impressionaram com o trabalho e com os resultados do trabalho em Sobral”, pontuou.

A UGPRFUR foi criada pela gestão municipal através do Decreto 1892, de 14 de junho de 2017, com o objetivo de propor diretrizes, acompanhar e avaliar a implantação de políticas municipais de regularização fundiária. Desde então, já foram entregues mais de 1.060 matrículas nos bairros Novo Recanto, Dom José, Vila Malhadinha (Bonfim), Parque Santo Antônio, além de usucapião em diversos bairros.

Nesta terça-feira (19/11), foi realizada na Defensoria Pública do Ceará em Sobral a palestra "Construindo a resistência: ocupa negritude", com a professora Zelma Madeira, coordenadora especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O momento foi uma realização da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas).

Na ocasião, servidores públicos e militantes de movimentos sociais participaram da exposição que abordou o contexto histórico das políticas de igualdade racial e a resistência do povo negro.

O Mês da Consciência Negra é uma iniciativa da Sedhas, por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos, com apoio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência da Mulher (CRM), Fórum da Capoeira, povos de terreiro e Instituto Ecoa.