Dentro da programação da XIII Semana do Bebê de Sobral, foi realizado, nesta quarta-feira (24/05), às 14h, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, o seminário “Parentalidade positiva e prevenção da violência na primeira infância“, com palestra magna ministrada por Dagmar Soares, coordenadora do programa Mais Infância Ceará.

A parentalidade positiva é um conceito que se relaciona à criação dos filhos em ambientes seguros, ou seja, em que haja firmeza, mas sem uso de violência, com acolhimento afetivo. "Violência gera violência e é preciso quebrar o ciclo da violência. A criança que vê o pai batendo na mãe, às vezes, ao crescer, repete o mesmo comportamento do pai. E essa mãe, sobrecarregada pela violência, às vezes, desconta na criança. Essa criança vai à escola e causa mais violência. Cresce e vai bater também. É preciso romper esse ciclo", destaca Dagmar.

Dados de pesquisa no Ceará, anterior à pandemia, indicavam que 84% dos adultos utilizavam algum tipo de castigo punitivo contra crianças e adolescentes. Já o Disque 100 registra maior número de atos violentos contra crianças e adolescentes, informou a palestrante. "Na pandemia, esses casos de violência aumentaram porque as famílias ficaram em casa, e sem um ambiente protetivo e sem ter como acessar a rede de cuidados, a violência aumentou", afirma.

Participaram também da mesa de abertura a vice-prefeita Christianne Coelho; a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho; o vereador Sávio Baiá; o articulador municipal do Selo Unicef, Emídio Silva; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Flávia Pontes. A Brinquedoteca do Didi realizou uma animação na acolhida dos participantes.

Ao final do evento, servidores municipais e membros do controle social receberam a certificação por participação nas “Cirandas de Formação - políticas para a primeira infância", realizadas de abril a novembro de 2022, em parceria com o Centro de Construção da Imagem Popular (Cecip/Urban95).

Criada pela Lei nº 1159/2012, a Semana do Bebê é uma estratégia intersetorial que visa chamar a atenção da sociedade para a importância da primeira infância no desenvolvimento do ser humano. Iniciada no último dia 20 de maio, na Vila Olímpica, a semana está realizando mais de 500 atividades até a próxima sexta-feira (26/05).