Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

O coordenador de Programas e Projetos da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), João Campos, participou, em Fortaleza, na última semana, do III Encontro de Avaliação do Programa Act, que tem como objetivo orientar cuidadores de crianças. A ocasião marcou a conclusão da implementação desta metodologia em 24 municípios cearenses, inclusive em Sobral.

A avaliação de impacto apontou que a participação dos cuidadores das crianças em um número mínimo de cinco encontros foi efetiva para: 1) o aumento da realização de atividades de estimulação pelos cuidadores junto aos filhos e a diminuição do uso de práticas coercitivas; e 2) a melhora na regulação emocional e comportamental das crianças.

Segundo João Campos, "o município de Sobral se destacou no número de famílias participantes na fase de pesquisa e implementação e demonstrou interesse junto ao Estado em formação de profissionais efetivos na metodologia, buscando a continuidade no apoio ao exercício da parentalidade por parte das famílias vulneráveis".

Em Sobral, foram 126 famílias atendidas com o mínimo de cinco encontros.

O evento contou com a participação da secretária de Proteção Social, Onélia Santana; das professoras Elisa Altafim e Beatriz Linhares da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), coordenadoras do Projeto Act Ceará; representantes da Fundação Bernard Van Leer e Maria Cecília Souto Vidigal.

O Act é uma metodologia desenvolvida por psicólogos dos Estados Unidos e aplicada no Brasil. Seu intuito é orientar cuidadores de crianças a educar com firmeza, mas sem uso de violência, tendo em vista a promoção do desenvolvimento saudável da primeira infância.

Facebook