Foram empossados, na tarde desta quarta-feira (10/01), em cerimônia no auditório da Prefeitura, os dez conselheiros tutelares titulares e os dez suplentes para o período de 2024-2028. Os agora empossados foram eleitos em eleições diretas no dia 1º de outubro, das quais participaram mais de 16 mil eleitores sobralenses.

A secretária Andrezza Coelho agradeceu o trabalho dos conselheiros que estão encerrando o mandato e parabenizou os que assumiram. "Vocês formam uma instituição muito importante nesta rede de proteção da criança e do adolescente e estou aqui para dizer que estamos juntos na busca da garantia desses direitos", afirmou. Andrezza destacou ainda a importância do órgão e da rede na prevenção das violências e agradeceu às instituições envolvidas no processo eleitoral.

Já o secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho, colocou-se à disposição dos novos servidores. "Desejo muito sucesso a vocês neste novo mandato e quero colocar a Secretaria do Planejamento e Gestão a serviço de vocês, para que possamos trabalhar de forma conjunta, garantindo o serviço da melhor forma possível à população".

A eleição também foi destacada pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Emanuelle Carneiro. "Foram mais de 16 mil eleitores que compareceram às urnas e elegeram dez conselheiros titulares e seus suplentes. Que possamos estar cada vez mais próximos, podendo auxiliar, apoiar e estar juntos em busca de um serviço de qualidade às crianças e adolescentes", afirmou.

O mandato dos conselheiros iniciou nesta quarta-feira (10/01) e vai até 9 de janeiro de 2028. Os dez titulares assinaram o termo de posse e serão nomeados pelo prefeito via Diário Oficial do Município (DOM). Os suplentes receberam um diploma que garante o direito a assumir mandatos de forma temporária ou definitiva, em caso de impedimentos, licenças, férias, dentre outras situações. Durante a cerimônia, a família do ex-conselheiro Adail Alves, falecido em 2023, recebeu uma homenagem pelos seus serviços prestados à comunidade sobralense.