A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenadoria da Habitação promoveu um encontro de orientações sobre empreendedorismo para beneficiários do Residencial Nova Caiçara.

Com o objetivo de informar aos moradores sobre práticas de empreendedorismo e dicas de como investir em negócios próprios, a equipe técnica convidou o coordenador do Centro Pop de Sobral, Ricardo José da Silva, que é administrador de empresas para abordar temas como criatividade, estímulos para geração de ambiente de negócios e orientação para o reconhecimento de sonhos, desafios e possibilidades concretas.

"A ação objetiva estimular a cultura da sustentabilidade, visando o desenvolvimento socioeconômico justo e sustentável", informa Eloina Andrade, da equipe técnica da Habitação. Foram beneficiados 17 moradores.

Colaboraram com a articulação os técnicos Telma Alves Medeiros, Nádia Martins, Eloina Andrade, Thallyne Roseno e Maria Nazaré (estagiária).

No "Gente que faz Sobral acontecer" deste domingo (26/09), vamos conhecer a história da profissional de Educação Física Pâmela Nara, jovem que iniciou sua trajetória dando aulas de Street Dance nas comunidades de Sobral. Além da representatividade LGBTQIA+, Pâmela conta também sobre o seu protagonismo em movimentos periféricos e sua paixão em contribuir com o fortalecimento de políticas públicas para a juventude. Vem ver o close dessa história de muito talento e dedicação!

No "Conhecendo o SUAS" de hoje, vamos saber mais sobre o que é e como atua o sistema de Assistência Social do Brasil. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de política de Assistência Social vigente no país. Essa política tem ações definidas para a União, estados e municípios. Por exemplo, são funções da União legislar, normatizar, coordenar a política, enviar recursos aos estados e municípios. Já o município tem a função de executar a política, realizar o atendimento e a inclusão das famílias nos serviços, dentre outras. Tanto na União, quanto nos estados e municípios, há o Conselho de Assistência Social, órgão que é composto paritariamente, ou seja, por metade de representantes do governo e metade de representantes da sociedade civil. O Conselho tem a função de fiscalizar e propor políticas na área de Assistência Social. O SUAS é responsável por garantir a proteção social a você, à sua família e à sua comunidade por meio de serviços continuados, benefícios, programas e projetos. A Assistência Social tem uma rede de unidades públicas, que realizam atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, dentre outros. O atendimento é feito por profissionais que acolhem demandas das pessoas e de suas famílias e atuam na efetivação da política para a melhoria das condições de vida e dos relacionamentos, da viabilização do acesso aos benefícios, de ações de inclusão social e de articulação com as demais políticas públicas do município, dentre outras. #sobral #AssistenciaSocial #suas #pracegover Card dividido horizontalmente em dois retângulos, um azul escuro e um mais claro. No topo, à esquerda, está escrito o nome do quadro "Conhecendo o SUAS". Logo em seguida, a temática de hoje: "Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". Abaixo, a logomarca do Sistema, que é composta por uma esfera quse completa na cor verde escura, com dois bonequinhos laranja no topo, a sigla SUAS em letras grandes brancas, com o nome do sistema abaixo. Na base, a logomarca da Prefeitura, com assinatura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

No “Sobral é Agora” desta semana, o coordenador do Esporte e Lazer, Rafael Moreira, apresenta as obras de reforma e urbanização da quadra poliesportiva do bairro Junco. Com uma área total de 2.992 metros quadrados, o projeto inclui reforma completa da estrutura e substituição das telhas em alumínio, arquibancada, iluminação em LED, recuperação e pintura do piso. Com as obras concluídas, os jovens do bairro terão mais um equipamento importante de esporte e lazer no município. Confira como vai ficar da hora esse espaço esportivo!

No “Fala, cidadão” de hoje, o depoimento é do enfermeiro Samuel Araújo, que utilizou o serviço da “Coleta Programada”, oferecido pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep). A “Coleta Programada” é um serviço gratuito que faz o recolhimento de móveis, em domicílio, que não têm mais utilidade e encaminha esses objetos para uma destinação correta. No mês de agosto, foram realizados mais de 250 atendimentos. Não conhecia esse serviço? Para agenda é fácil: ligue para 0800 275 2325.