O programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz foi criado através do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016, na estrutura do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O Criança Feliz tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, a partir da intersetorialidade.

Público Prioritário

I - gestantes, crianças de até 3 (três anos) e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
II - crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias;
II - crianças de até 6 (seis anos) afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e suas famílias, observados os dispositivos legais relacionados.

Sobral

Em Sobral, o Programa Criança Feliz está sob coordenação e supervisão da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SEDHAS). Na gestão, o programa conta com dois supervisores, um coordenador de projetos e duas gestoras. Na operacionalização, estão 22 visitadores, divididos nos territórios dos seis CRAS: Aracatiaçu (Leste), Jaibaras (Oeste), Ir. Oswalda (Alto da Brasília e adjacências e maior parte do Centro), Dom José (Dom José, Sumaré e Padre Palhano), Mimi Marinho (Dom Expedito, Sinhá Saboia e adjacências) e Regina Justa (Vila União, Terrenos Novos, Nova Caiçara e adjacências).

Nos seis territórios, são acompanhadas 600 famílias.