A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Célula de Proteção Social Básica da Coordenadoria da Assistência Social, realizará a Colônia de Férias dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de 13 a 29 de janeiro, na sede e distritos.  

Com o tema “Brincando em casa com o Cras”, a programação será feita de forma a envolver todas as famílias que são acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e pelos programas e projetos dos territórios: Criança Feliz, Crescer Bem e Mais Infância Ceará, além do Projeto #OcupaCRAS.

Por conta da pandemia e da necessidade de manter o isolamento social, as atividades acontecerão de forma virtual e serão conduzidas pelos orientadores e educadores sociais das seis unidades do município: Mimi Marinho (Dom Expedito), Regina Justa (Vila União), Irmã Oswalda (Alto da Brasília), Dom José (Dom José), na sede, além de Aracatiaçu e Jaibaras (distritos).

A programação visa promover um clima de descontração, alegria e diversão, além do fortalecimento de vínculos entre equipe dos Cras e famílias acompanhadas. Na programação, atividades de sensibilização sobre o cuidado com a saúde mental (Janeiro Branco), movimentos corporais e brincadeiras orientadas; contação de história; oficinas de artes manuais (dobraduras e recicláveis); dentre outras.

Para outras informações, procure o Cras do seu território
Programação AQUI
Endereços e contatos dos Cras AQUI

A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), com base no Decreto 2484/2020, informa à população o fluxo para solicitação do benefício eventual de Auxílio Funeral. Podem solicitar o auxílio famílias que morem no município de Sobral e estejam incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADUNICO), com renda de até meio salário mínimo.
 
Em casos de requerimento em horário comercial (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), a família deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu território, munido da Declaração de Óbito (DO), fornecida pelos serviços do SUS e documentação do falecido e do requerente, inclusive comprovante de endereço. Já para casos de falecimentos a partir das 17h até as 8h da manhã do dia seguinte ou aos sábados, domingos e feriados, a família deve procurar o serviço na garagem da Prefeitura (Rua Viriato de Medeiros, 1250, Centro), por meio do telefone (88) 3677-1187. Nos dois casos, é necessário que um familiar esteja presente para assinatura do requerimento.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) certificou o município de Sobral pela qualidade do trabalho realizado em prol da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas). A premiação foi anunciada na última quarta-feira (16/12) durante o Seminário Estadual de Avaliação 2020 e Planejamento 2021 do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz.
 
A certificação foi concedida levando em consideração o cuidado que o município presta às crianças e gestantes acompanhadas. O certificado dourado significa que o município teve "comprometimento integral e efetivo com o Programa", segundo o Governo do Estado.

Em 2020, a Unidade de Gerenciamento de Projetos de Regularização Fundiária (UGPRFUR) iniciou o cadastramento das famílias da sede do distrito do Bonfim, ação que identificou 119 famílias aptas para participar do projeto “Escritura Já”, iniciativa municipal que concede o papel da casa às famílias que se encaixem nos critérios. Ao fim do processo, essas famílias serão contempladas com a propriedade definitiva do imóvel, concedida através de uma matrícula registrada no Cartório de Registros de Imóveis, por meio dos Instrumentos de Regularização Fundiária cabíveis a cada propriedade.
 
Em 2019, a UGPRFUR já havia conduzido no mesmo distrito, no Conjunto Vila Malhadinha, o cadastramento das 46 unidades habitacionais pertencentes ao projeto habitacional daquela localidade, o que possibilitou a entrega de 46 novos títulos de propriedade às famílias.
 
Segundo o coordenador da UGPRFUR, Antônio Aragão, "os dados colhidos pelo setor de Regularização Fundiária no Distrito do Bonfim Sede e Vila Malhadinha foram repassados ao Cadastro Imobiliário do município de Sobral, que já começou a lançar essas informações no sistema para gerar o Boletim Cadastral Imobiliário - BCI de cada imóvel". Ainda segundo o coordenador, "é a primeira vez na história de Sobral que os imóveis de um distrito passam a fazer parte do Cadastro Imobiliário do município, o que mostra a importância de termos um setor de Regularização Fundiária organizado".

A Unidade de Gerenciamento de Projetos de Regularização Fundiária Urbana e Rural (UGPRFUR), ligada à Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), realizou a entrega de matrículas, popularmente conhecidas como papel da casa, para 93 famílias do bairro Paraíso das Flores.
 
Segundo o coordenador da Unidade, Aragão Pontes, devido à pandemia as matrículas estão sendo entregues na sede da UGPRFUR (Rua Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 214, Jocely Dantas), à medida em que o cartório disponibiliza os documentos. Ainda segundo a coordenação, 268 matrículas de famílias do bairro estão em processo de elaboração.