A Prefeitura de Sobral, por meio da da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), realizou, nesta quarta-feira (11/09), no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente, a XII Conferência Municipal da Assistência Social de Sobral. O evento contou com a organização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Com o tema "Plano Decenal 2016-2026: desafios e possibilidades em tempos de crise", a conferência reuniu servidores municipais da Assistência Social e outras políticas, representantes de instituições da sociedade civil e conselheiros municipais para avaliar as políticas e propor diretrizes que serão encaminhadas para a conferência estadual.

"Gostaria de parabenizar o Conselho da Assistência Social que teve o grande desafio de fazer uma agenda que contemplasse os territórios na construção desta Conferência", afirmou Luizyland Lima, gerente de Proteção Social Especial da Sedhas, que destacou o processo de pré-conferências, realizado em todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e também com os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Durante a manhã, houve a acolhida com apresentações culturais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sobral (Apae) e mesa de abertura com representações dos diversos segmentos sociais presentes. Após a leitura do Regimento da Conferência, foi proferida a palestra magna sobre o tema, com a professora Kelma Maria Vasconcelos Cardoso, e debate com a plenária.

Após o almoço, os presentes foram divididos em eixos temáticos para propor prioridades para o município e para as conferências estadual e nacional. O processo conferencial foi encerrado com a eleição dos delegados para a XIII Conferência Estadual da Assistência Social, que acontecerá em outubro, em Fortaleza (CE).