O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou, nesta terça-feira (13/08), o Fórum de Entidades, instância que permite a votação e escolha das entidades da sociedade civil que terão assento no colegiado. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Casa do Cidadão.

A escolha das entidades foi feita de acordo com o Edital 002/2019, lançado no Diário Oficial do Município 582. Foram eleitas para compor o colegiado: Santa Casa de Misericórdia; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Serviço Social do Comércio (Sesc); Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR); Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra); Cáritas Diocesana de Sobral; Associação do Bairro Campo dos Velhos;  Conselho Regional de Nutrição - 6° região; e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsems). Como próximo passo, as entidades devem escolher seus representantes para o Conselho e os secretários municipais indicarem os representantes governamentais. O Conselho é composto por dois terços de integrantes da sociedade civil e um terço por entidades governamentais.

O Consea é vinculado à estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), tendo entre os seus objetivos, acompanhar as ações de segurança alimentar e nutricional no município, promovendo o direito básico à alimentação.