Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

Dando prosseguimento à programação da II Semana da Consciência Negra, foi realizado na terça-feira (20/11) o Cortejo do Povo Negro e Sarau com o tema: "Africanidades e Resistência". A Semana é uma realização da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), em parceria com a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e Instituto Ecoa.

O Cortejo teve iniciou no Boulevard do Arco, com participação de grupos de maracatu, povos de terreiro, grupos de capoeira e coletivos que trabalham a cultura do povo negro. "Este movimento é muito importante para que todos na nossa cidade possam conhecer a arte e a cultura do povo negro", afirmou Emerson, professor de capoeira e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Sobral.

No encerramento do cortejo, os movimentos realizaram apresentações culturais na Praça São João. O coordenador dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva, destacou o simbolismo do evento e da semana. "Este cortejo marca um dia muito especial para nós, o dia da consciência negra. Se contarmos a história de Sobral, sem o povo negro, estamos contando esta história pela metade. As pessoas precisam compreender o que são e a importância das manifestações culturais do povo negro", afirmou.

As atividades da semana continuam com ações descentralizadas nos territórios. Hoje, dia 22, às 09h, aconteceu o Encontro dos Povos de Terreiro, na sede do Instituto Ecoa; às 17h haverá encontro com grupos de capoeira na Casa da Cultura e, às 18h30, roda de capoeira na Praça São João. A semana encerra na sexta-feira (23), com a Mostra Negritude Infinita, na Casa da Cultura, às 18h30 e show com Balaio da Preta, no Largo do Rosário, às 20h.

Facebook