Coordenadoria da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social - SEDHAS, responsável pelo desenvolvimento de Ações e Projetos nas áreas de defesa e promoção humana. Estratégias destinadas à prevenção da violência em grupos minoritários, promoção dos referidos grupos, bem como a efetivação de políticas públicas que promovam transformações sociais e o desenvolvimento humano. É a primeira vez que uma gestão municipal define uma política para os direitos humanos.

A CDH se pauta pelos princípios da indivisibilidade, interdependência, universalidade dos direitos humanos, bem como no princípio da Dignidade da Pessoa Humana que norteia todo o texto constitucional e se materializa, em especial, nos artigos que positivam os direitos fundamentais individuais, coletivos e sociais. Apresenta também, dentre os princípios de sua atuação, a intersetorialidade e transversalidade dos Direitos Humanos nas demais políticas públicas desenvolvidas pelo município, a garantia da participação popular na definição das suas diretrizes de trabalho e, por fim, envida esforços para a descentralização dos serviços prestados à população de Sobral.

A CDH é composta por uma coordenação e uma Célula de Articulação, que se divide em quatro núcleos: Diversidade Sexual, Pessoa Com Deficiência, Igualdade Racial e Criança, Adolescente e Idoso.

A partir de 04 de julho de 2019, a CDH passou a funcionar na nova sede da Defensoria Pública do Ceará em Sobral.

Coordenador: Francisco Silva de Sousa

Endereço e Contatos: Avenida Mons. Aloísio Pinto, 1280 - Complexo Mons. Aloísio Pinto - Sobral/CE 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Tel: (88) 3614-1608 (Defensoria Pública)