Coordenadoria da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social - SEDHAS responsável pelo desenvolvimento de programas, projetos, serviços e benefícios para redução e prevenção do impacto das vicissitudes sociais e naturais ao ciclo da vida com foco na matricialidade sociofamiliar (NOBSUAS/2005, p. 16).

A Coordenadoria de Assistência subdivide-se em seis células: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Sistemas Operacionais, Articulação de Programas e Projetos, Gestão do SUAS e Benefícios Sociais.

A Coordenadoria da Assistência Social é responsável pela gestão dos equipamentos de execução das políticas socioassistenciais no território: os Centros de Referência da Assistência (CRAS, 06 no município de Sobral), que compõem a Proteção Social Básica; os Especializados (01 CREAS e 01 Centro Pop) e os Acolhimentos Infantil e Para Pessoas em Situação de Rua, que compõem a Proteção Social Especial.

A Gestão do SUAS conta com dois núcleos: um de Vigilância Socioassistencial, responsável por condensar o trabalho dos técnicos nos equipamentos em dados que devem subsidiar a criação de novas políticas ou fortalecer os espaços onde esta já atua. O outro é o Núcleo de Segurança Alimentar, que é conduzido por um profissional da área de Alimentos/Nutrição, responsável por acompanhar a segurança alimentar e nutricional dos usuários dos serviços.

A Célula de Benefícios Sociais realiza a gestão dos benefícios socioassistenciais e eventuais (auxílio natalidade, auxílio funeral, dentre outros), do programa Bolsa Família e da Casa do Cidadão, que também comporta políticas de outras secretarias como o Setor de Identificação. A Casa do Cidadão também abriga hoje os Conselhos: Municipal de Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Idoso (CMDPI) e da Pessoa com Deficiência (CMDPD). A Coordenadoria de Habitação também realiza atendimento no local.

Coordenadora: Maria Neuverina de Albuquerque

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (88) 3613-2022